quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FILME - 'A Pelada' gravado inteiramente na cidade de Aracaju

Foto: Fabiana Costa/ Secult.

Infonet - Cultura - Noticias - 24/09/2014.

Longa-metragem 'A Pelada' tem pré-estreia em Aracaju.
Ele foi filmado inteiramente na zona metropolitana da capital

A produção franco-belga-brasileira ‘A Pelada’, do diretor Damien Chemin, anunciou sua chegada ao circuito comercial de cinemas com uma pré-estreia realizada em Aracaju. O longa-metragem, filmado inteiramente zona metropolitana da capital, foi exibido no Cinemark Jardins.

Pelo menos cinco salas de cinema de Aracaju e Nossa Senhora do Socorro devem passar a exibir o filme a partir do dia 25 de setembro. Além da paisagem aracajuana, ‘A Pelada’ utilizou talentos sergipanos e nacionais no elenco e na equipe técnica para montar uma comédia romântica cheia de cores e situações locais, mas com força para garantir um público que extrapola as fronteiras de Sergipe.

“Eu estou muito feliz que a gente faz esse primeiro passo aqui em Aracaju. Graças a Deus a Downtown Filmes, que está distribuindo, achou interessante começar mesmo na terra onde o filme foi rodado”, comemorou Chemin.

‘A Pelada’ conta a história do jovem casal Caio e Sandra, que se veem em meio a sua primeira crise conjugal séria. Para sair do marasmo da vida a dois, eles experimentam novas possibilidades para melhorar a relação. No roteiro foram inseridos detalhes baseados na vivência de Chemin, que é belga, em Sergipe.

O filme contou com o apoio do Governo do Estado de Sergipe e com o patrocínio do Banese. Na produção, foi resultado de uma parceria entre a belga Tarantula, a WG Produções e a Fundação Aperipê. O Ministério da Cultura da Bélgica também apoiou o longa.

Fora do eixo e sergipano.

Segundo o ator pernambucano Tuca Andrada, que participou do elenco do filme, um dos méritos de ‘A Pelada’ é colocar para frente um projeto de cinema feito fora dos principais eixos econômicos do país. “Quanto mais você descentraliza a produção do Rio-São Paulo e parte pra outras cidades, contando histórias desses lugares, eu acho melhor”, comentou. “É sempre uma coisa prazerosa você ver o lugar onde você vive no cinema”, disse.

“A gente está num estado de alegria e de euforia muito grande com a estreia desse filme”, disse a sergipana Gilzanira Bastos. “Quando a gente vê na tela a nossa cidade dá um orgulho muito grande de ter participado desse trabalho e de ser sergipana”, acrescentou a atriz.

A presença expressiva de sergipanos na equipe é um dos fatores necessários para que o Governo do Estado conceda incentivo aos longas-metragens produzidos em Sergipe, como já aconteceu com títulos como ‘O Senhor do Labirinto’ e ‘Aos Ventos que Virão’. No caso de ‘A Pelada’, um dos destaques foi o custeio de passagens de músicos sergipanos que compõem a trilha sonora através do Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural.

Expansão.

Para o público da pré-estreia, a expectativa é de passar a ver a capital sergipana sendo exibida na tela do cinema com mais frequência daqui para frente. Residente em Aracaju, Jaildo Junior foi ver o filme, que já havia sido apresentado em um festival sergipano, pela primeira vez. “É um dos primeiros filmes a usar Aracaju. Acho que vai ser uma maneira de abrir portas”, avaliou.

Essa é a mesma opinião de Hélio Castro, que também foi conferir a sessão. “Eu acho fantástico para a cultura local mostrar mais dessa cidade. Espero que seja uma porta para que outras produções possam tomar uma iniciativa como essa”, considerou o espectador.

De acordo Damien Chemin, ‘A Pelada’ tem perspectiva de mostrar o solo sergipano em outras terras em breve. “Vamos usar a repercussão para estender a exibição a outras praças”, disse o diretor. Sorte de Aracaju – e dessas outras praças também.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura
Fonte: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário