sexta-feira, 5 de setembro de 2014

EXPOSIÇÃO - Centenário da morte de Sílvio Romero


Fotos: Daniel Soares/G1.

Publicado originalmente do site G1 SE., em 31/08/2014.

Exposição sobre Silvio Romero é realizada em biblioteca de Aracaju
Público pode conhecer livros da biblioteca particular do advogado sergipano.

Por Daniel Soares
Do G1 SE.

Exposição celebra centenário da morte de Silvio Romero.

O público aracajuano tem a oportunidade de conhecer melhor uma das personalidades que compõem a sua história. É que desde o último dia 19 de agosto que está sendo realizada na Biblioteca Pública Epifânio Dória uma exposição com conta a obra e a vida do advogado, escritor e político Silvio Romero.

Instalada no hall da biblioteca, a exposição marca o centenário da morte de Silvio Romero, ocorrida em 18 de junho de 1914. Banners com textos escritos por estudiosos como o historiador Luiz Antônio Barreto, contam passagens e curiosidades da vida do advogado sergipano.

Mirian Elorza, diretora da Epifânio Dória, explica que essa não é a primeira vez que a exposição acontece. “Esse material estava guardado já há alguns anos. Mas devido ao centenário de morte de Silvio Romero, recebemos um pedido do conselho de Cultura do Estado de Sergipe para realiza-la novamente”, afirma.

A Epifânio Dória possui a biblioteca particuplar de Silvio Romero e algumas dessas obras estão sendo mostradas na exposição. “A maioria dos livros contam também com dedicatórias importantes dos autores que presentearam o sergipano. Em seus escritos, eles fazem uma reverência ao ‘grande Silvio Romero’”, afirma Mirian.

Alguns livros possuem, inclusive, marcações feitas pelo próprio Silvio Romero, estão em exposição. “Eles estão com marcas e anotações romerianas. Elas tinham algum significado. Então, são marcas e asteriscos, traços simples e duplos – todas elas correspondentes a algum significado”, destaca a diretora.

Serviço
A exposição está disponível à visitação até o dia 17 de setembro. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados de 8h às 12. A entrada é gratuita.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário