quinta-feira, 25 de setembro de 2014

'Seu Pereira' servidor público mais antigo no Brasil



Publicado originalmente no Jornal da Cidade.Net, em 23/09/2014.

Morre o sergipano 'Seu Pereira' servidor público mais antigo no Brasil
Com 100 anos, ele trabalhava na recepção da portaria privativa no Ministério da Justiça.

Por: Jornaldacidade.net

Morreu na tarde desta terça-feira (23), o sergipano João Pereira dos Santos, 100 anos, o funcionário público mais antigo em atividade no Brasil. Atualmente trabalhava na recepção da portaria privativa no Ministério da Justiça, onde trabalhou por 39 anos. No último dia 10 de junho, “Seu Pereira”, como era chamado, comemorou o centenário.

Pai de quatro filhos, netos, bisnetos, sobrinhos e agregados, casado há 40 anos, com dona Terezinha, “Seu Pereira” nasceu na cidade de Propriá (SE) e se mudou para Brasília, aos 44 anos, no dia 1º de maio de 1960. Na capital federal trabalhou por quatro anos como subchefe dos transportes da Câmara Federal e se aposentou como inspetor de segurança legislativo do órgão. Como prestador de serviço do Ministério da Justiça, Pereira já trabalhava há 39 anos.

Em junho deste ano, o editor de Esportes do Jornal da Cidade, Kleber Santos, e o repórter fotográfico Jorge Henrique, durante cobertura da Copa do Mundo, registraram parte do dia a dia de "Seu Pereira" no Ministério da Justiça.

Em nota, o Ministério da Justiça lamentou o falecimento do funcionário público mais antigo do Brasil:

“O Ministério da Justiça lamenta o falecimento do funcionário público mais antigo do Brasil. João Pereira dos Santos, conhecido como Seu Pereira, faleceu na tarde desta terça-feira (23) aos 100 anos de idade.

Nascido em 10 de junho de 1914, Seu Pereira estava aposentado pela Câmara dos Deputados, mas continuava na ativa como prestador de serviço no Ministério da Justiça há 39 anos. Atualmente ele tomava conta da recepção da portaria privativa do edifício sede.

“Eu trabalho para não ficar em casa”, dizia Seu Pereira. Sergipano de Propriá, ele se mudou para Brasília em 1º de maio de 1960. Casado há mais de 40 anos com a segunda esposa, o funcionário público que esbanjava carisma deixa quatro filhos, netos e bisnetos.

Neste momento de dor, os servidores e os funcionários do Ministério da Justiça se solidarizam com os familiares e amigos de Seu Pereira”.

Texto e imagens reproduzidos do site: jornaldacidade.net/noticia

Fotos: Jorge Henrique/ Equipe JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário