sábado, 27 de setembro de 2014

Realidade prisional é tema de exposição no Museu da PM


Infonet - Cultura - Noticias - 25/09/2014.

Realidade prisional é tema de exposição no Museu da PM
A exposição está em cartaz até o próximo domingo, 28

A partir desta quinta-feira, 25, até o próximo domingo, 28, será exibida no Museu da Polícia Militar do Estado de Sergipe, em São Cristóvão, a exposição ‘Sociedade Prisional’, de autoria do coronel da polícia militar Dilson Ferraz Souza. A mostra faz parte das atividades da 8ª Primavera dos Museus, evento realizado desde o dia 22 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e promovido em Sergipe pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A exposição, composta de pinturas, aborda algumas das questões que rondam o sistema carcerário brasileiro. “É uma crítica retratando a realidade das prisões. São coisas que todo mundo sabe, mas ninguém fala”, descreve o coronel Souza.

A inspiração para a realização dos quadros veio da experiência profissional do militar, que ocupou o cargo de Assessor do Comando de Assuntos Penitenciários da PM em 2002. Participando de trabalhos que visavam fiscalizar e melhorar a segurança do sistema carcerário, ele pôde ver de perto os conflitos existentes entre as sociedades que vivem fora e as que vivem dentro dos muros das penitenciárias.

Problemáticas como a reinserção, a superlotação e o ciclo do tráfico de drogas estão entre os assuntos explorados pelo coronel nas telas. No entanto, apesar da temática complicada, Souza diz que teve o cuidado de confeccionar obras que pudessem ser aproveitadas por todos.

“Procurei mostrar um pouco dessa realidade de maneira que não causasse choque, usando figuras geométricas. Até crianças podem ver”, explica. Com isso, o militar diz concentrar as atenções no principal: as dificuldades do sistema penitenciário brasileiro. “Fiz dessa forma para que isso fosse encarado como um problema que precisa de solução. Como uma crítica positiva”, comenta.

A 8ª Primavera dos Museus ocorre até o dia 28 de setembro em diversas instituições museais de Sergipe. Os municípios contemplados são Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itabaiana e Indiaroba.

Fonte: Secult.
Foto: divulgação.

Texto e imagem reproduzido do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário