quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A Sombra que Virou Cidade


A Sombra que Virou Cidade.
Por Edson Côrtes

A cidade de Umbaúba recebeu este nome devido ao fato de muitos tropeiros da região repousarem à sombra das árvores chamadas Imbaúba, encontradas em abundância na localidade.

Segundo a enciclopédia do município (1959) não se sabe a época exata em que começou a formar-se a povoação que hoje é o município de Umbaúba. Sabe-se que foi aproximadamente entre as décadas de 1860 e 1870 .

Conta-se que seu desenvolvimento ocorreu com a doação de terreno, pelo então proprietário da Fazenda Sabiá (localizada na Vila do Espírito Santo, hoje Indiaroba), o Coronel Manoel Fernandes da Rocha Braque, para a construção da Igreja e de casas, surgindo assim a povoação que deu origem a cidade.

Com a criação do município de Vila Cristina, hoje Cristinápolis, o arraial de Umbaúba passou a fazer parte desse município, desmembrando-se assim da vila de Espírito Santo (Indiaroba).

Com a Lei Estadual nº 525-A, de 06 de fevereiro de 1954 o Distrito de Umbaúba passou a categoria de cidade, devido ao seu desenvolvimento agropecuário, seu florescimento comercial e crescimento de sua sede. A partir de então, o município de Umbaúba veio crescendo progressivamente.

Assim em 1954, Umbaúba realizou a primeira eleição para os poderes Executivo e Legislativo. Foi eleito primeiro Prefeito, Sr. Anfilofio FernandesViana (em memória) e a primeira Câmara de Vereadores composta por cinco Vereadores: João Venâncio Filho (PSD), José Dionísio Ribeiro (PSD), AntônioSouza (PSD), Joaquim Macedo Silva (UDN), Mariana Silveira Martins (UDN). A Câmara foi empossada em 23 de janeiro de 1955 e empossou o Sr. Prefeito em31 de janeiro de 1955, que governou até 03 de fevereiro de 1959.

Texto e foto reproduzidos do blog: noriodesiris.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário