terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Artista Plástico Adauto Machado

 Ele é um artista em regime de tempo integral.

Publicada originalmente pelo Jornal do Dia Online, em 11/11/2014.

Adauto Machado
Por Vieira Neto.

Adauto Machado dos Santos nasceu em Nossa Senhora das Dores, no ano da graça de 1950. Com apenas seis anos de idade descobriu sua vocação para as artes visuais, desenhando nas calçadas de sua cidade.

Inicia-se profissionalmente como desenhista publicitário e logo faz-se cidadão do mundo com suas andanças europeias e preocupado em aprimorar sua técnica, o seu estilo e sua arte vigorosa e das mais profícuas.

Nas obras de Adauto percebe-se claramente que desenho e semitons acham-se inteiramente separados, livres para executarem sua melodia, mas de idêntica proveniência e estilo. A marca dessas obras é o requinte, a doce vida a céu aberto dos seus cavalos, quase alados, a liberdade e a alegria de viver expressas indelevelmente em suas paisagens oníricas e opulentas.

Acompanho a trajetória de Adauto desde os idos de 1970, quando exercia a função de crítico de arte do Jornal da Cidade e hoje, reafirmo o que já havia dito àquela época: o tom formal, a textura mágica de seus quadros, somente reforça, em sua dissecação aquela perfeita unidade de bom gosto e sobriedade inusitada. Aliás, verdade seja dita, o artista tudo faz para desvendar esse efeito de refinamento, de leveza. Suas pinturas vão para as paredes proporcionando o mais puro gozo dos sentidos, o percorrer sensível dos olhos, o reconhecimento lúdico dos semitons. Nelas, nada agride, não força o olhar do espectador. Mas conta uma certa história poética de voos livres, de posições libertárias, de descobertas tonais a gerar sínteses puras e raras.

Enfim, a pintura de Adauto Machado é um prazer para os olhos, prazer que alimenta, encantando, a nossa alma errante. É transcendental!

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário