terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Homenagem a Alberto Carvalho

Arte Alberto Carvalho (foto).

Infonet - Verão Infonet - Carnaval, em 09/02/2015.

Aratu Vermelho desfila nessa sexta-feira, 13/02...

Homenagem a Alberto Carvalho.

Nesta edição de 2015, o homenageado do Aratu Vermelho será Alberto Carvalho, poeta, escritor, crítico de artes, professor e memorialista. Alberto foi um dos sergipanos mais ativos em termos de produção cultural e artística, com escritos de caráter progressista, sempre pensando uma sociedade em que prevaleça a igualdade e a justiça social.

Um dos mais conhecidos intelectuais sergipanos, mas que deveria ser ainda mais conhecido especialmente dentre a juventude, Alberto Carvalho nasceu em Itabaiana, cidade em que iniciou as suas atividades como crítico de arte e cultura. Alberto escrevia sobre as mais diversas expressões culturais e artísticas: cinema, música, artes plásticas, literatura, etc. E escrevia com uma qualidade e profundidade raras, tornando-se um dos principais críticos do país.

Não são poucos os amigos de Alberto Carvalho que já relataram o seu carisma, o seu riso solto e a sua paixão pela vida. Inclusive, um dos bons amigos de Alberto Carvalho era o também poeta Mário Jorge, patrono do Aratu Vermelho.

Nascido em 1932, Alberto faleceu em 2002, próximo de completar 70 anos, e teve três filhas: Luciana, Miriam e Adriana. Sua esposa e musa inspiradora, Teresa Nadir, havia falecido três anos antes dele.

Autor de oito livros, patrono da cadeira 1 da Associação Itabaianense de Letras e compositor do hino da Associação Olímpica de Itabaiana, Alberto Carvalho merece todas as homenagens, afinal a sua memória e a sua história precisam ser sempre divulgadas, principalmente para as novas gerações.

Esse é o compromisso do Aratu Vermelho em 2015: ao atravessar as ruas e avenidas de Aracaju, no dia 13 de fevereiro, reverenciar esse sergipano que, em vez de ser um intelectual de gabinete, fez a opção de vida de ser “o intelectual da gente”...

Trecho de reportagem reproduzido do site: infonet.com.br/verao/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário