quinta-feira, 7 de abril de 2016

Donato realiza a primeira exposição individual

Foto: Divulgação.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 06/04/2016.

Donato realiza a primeira exposição individual no Mirante da 13 de Julho.

Além da mostra, o artista promoverá uma noite de manifestações culturais e homenagens.

Por: Gilmara Costa/Equipe JC.

A partir do colorido das esculturas e uso de materiais como talhos de árvores, biscuit e resina, o artista Gilvan Santos Donato, mais conhecido por Donato, recria paisagens naturais e cotidianas no cenário sergipano, fazendo de cada peça uma remissão à história de Aracaju. Com um vasto trabalho artesanal, o que já rendeu prêmios locais e participação em programa de repercussão nacional, Donato realiza a primeira mostra individual e estreia no Mirante da 13 de Julho, promovendo a ‘I Exposição Sergipe: Artesanato Exclusivo’, que segue até o próximo dia 19.

Mais que uma disposição de peças no espaço público, o evento abrange uma noite especial de premiações, comercialização de artesanato e apresentações culturais no próximo dia 8, a partir das 18h30. “Iremos fazer uma programação cultural diversificada, em que teremos a apresentação da quadrilha Asa Branca, do município de Santo Amaro das Brotas; a comercialização de minhas peças e também um trio pé de serra para animar e embalar o público. E teremos uma homenagem destinada àquelas pessoas que contribuem, ajudam e fomentam a cultura sergipana”, afirmou Donato.

Segundo ele, serão distribuídos 20 troféus a personalidades, empresas e autoridades políticas que apoiam o desenvolvimento cultural do estado de forma direta ou indireta. “Teremos autoridades e empresas, a exemplo do JORNAL DA CIDADE, que serão homenageados como forma de reconhecimento ao trabalho que realizam em favor da cultura sergipana. Essa é a forma que tenho de agradecer os incentivos, apoio na divulgação de nossos trabalhos e toda atividade, projeto ou ação que tem como objetivo colocar em destaque, em evidência a obra do artista sergipana”, destacou.

Feliz em realizar a primeira exposição solo, Donato ressalta a possibilidade de ter sua arte reconhecida por turistas e mais sergipanos. “O Mirante da 13 de Julho é um local estratégico, turístico, o que permite ao artista ter uma maior visibilidade do próprio trabalho. A minha obra é sustentável e ecologicamente correta, utilizando peças pequenos galhos de árvore encontrados na natureza, conchas e material de refugo. Assim, tem tudo a ver com aquela paisagem. Então, estou muito feliz com essa oportunidade, espero que muitas pessoas visitem a exposição e também participem da manifestação na próxima sexta. As minhas peças contam um pouco da história de Aracaju, de Sergipe, e vale a pena conferir, sem dúvida alguma”, finalizou.

Os interessados em visitar a exposição de se atentar para o horário de funcionamento do Mirante da 13 de Julho, que funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, de 9h às 13h. Além dela, os visitantes podem encontrar a mostra “Inácio Barbosa: O fundador de Aracaju, fragmentos de sua trajetória”, que conta a história da transferência da capital sergipana de São Cristovão para o povoado Santo Antônio do Aracaju.

Quem é Donato?

Nascido no município de Cumbe, Donato, aos 14 anos, começou a fazer desse talento uma profissão. O artesão tem peças reconhecidas no cenário nacional e internacional. No currículo artístico, Donato acumula prêmios de concursos promovidos pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo do Projeto Verão, em 2005, quando venceu o terceiro lugar com a escultura “Cego, surdo e mudo”; além do primeiro lugar com a obra “Ambição Humana” em 2006, e em 2007, com a escultura “H2O, a Fórmula da Água”.

Também foi em 2006 que Donato viu sua obra ganhar repercussão nacional após participar do programa ‘Mais Você’, da Rede Globo, com a apresentadora Ana Maria Braga. “Esta participação me rendeu bons frutos. Passei a ser mais conhecido e mais requisitado”, disse Donato. A prova disso foi o novo convite para ir ao Rio de Janeiro, onde irá fez uma escultura para os Jogos Pan-americanos 2007.

Foto e texto reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário