sábado, 9 de abril de 2016

Município de Divina Pastora


Divina Pastora/SE.

O município de Divina Pastora, a 39 km de Aracaju, no noroeste do Estado, é o palco do tradicional evento religioso da Peregrinação de Divina Pastora, que atrai anualmente, no mês de outubro, uma multidão de fiéis. A peregrinação ocorre desde 1958 e começa na cidade de Riachuelo, a 9km. A Basílica, construída no século 19, é tombada pelo Iphan, desde 1943.

Outro bem tombado pelo Iphan, na região, é a renda irlandesa, em 2009.

A antiga Freguesia de Ladeira começou a se desenvolver por volta do século 17. Em 1836 foi elevada à condição de vila de Nossa Senhora da Divina Pastora. Em 1938, passou à condição de cidade, por desmembramento do município de Maruim.

O município de Divina Pastora possui cerca de cinco mil habitantes. É um grande produtor de petróleo.

Igreja Basílica de Nossa Senhora Divina Pastora, construída no final do século 18, em estilo barroco. A Paróquia foi fundada em 1835. O templo atual, de grande mérito arquitetônico, tem uma portada de pedra, na fachada principal. As fachadas laterais têm cinco arcadas ao lado da nave. Possui altar mor com dossel, colunas torsas, decorado com entalhamento em motivos florais. O forro da nave tem uma pintura da Divina Pastora. A sacristia possui piso em laje de pedra e uma pia de mármore esculpida com dois golfinhos. O teto possui pintura ilusionista do artista baiano José Theófilo de Jesus (1758-1847). A imaginária inclui, entre outras, uma imagem da Divina Pastora e uma de São Miguel.

Texto e imagem reproduzidos do site: brasil-turismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário