segunda-feira, 18 de abril de 2016

História de Lucio Telles com a fotografia completa 15 anos

Fotografia de Lúcio Telles.

Trecho de reportagem publicada pelo G1 SE., em 16/07/2012.

Conversando Fotografia recebe Lucio Telles em Aracaju.

História de Lucio Telles com a fotografia completa 15 anos.

Do G1 SE

A 18ª edição do projeto Conversando Fotografia recebe o fotógrafo sergipano Lucio Telles... Para esta edição, Telles foi convidado para falar sobre trajetória que vem desenvolvendo na área de fotografia, desde 1997, quando foi influenciado pelo avô, José Eugênio de Jesus, fundador da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), a entrar na carreira de fotógrafo.

A história de Lucio Telles com a fotografia está completando 15 anos. Durante este período, ele trabalhou no setor público, atuou em diversos jornais de Sergipe, como freelancer, e teve seu trabalho publicado em revistas como Aracaju Magazine, Nordeste Magazine, Caras e Exame. Atualmente, Telles desenvolve trabalhos fotográficos para diversas assessorias de imprensa e empresas, além de realizar projetos especiais nas áreas de turismo, meio-ambiente e esportes.
saiba mais

Em 2003, realizou sua primeira exposição individual, intitulada Tabuleiros de Imagens, no Espaço Cultural Yázigi. Em 2006, expôs o projeto Tempo Quando, na Mostra Aracaju. Em 2010, Telles expôs com os fotógrafos Marcio Dantas e Marcio Garcez, na Galeria Jenner Augusto, os resultados do trabalho que gerou o livro Do Litoral ao Sertão: Sergipe em Imagens. Em 2010, ele levou para a França um recorte do trabalho que vem realizando sobre a cultura popular sergipana para ser exibido no Maison Du Patrimoine de Saint Julien les Villas, com o título de Brasil Sergipanidade.

Telles participou, ainda, de diversas exposições coletivas, entre elas Aracaju: paisagens e personagens, que celebrava os 150 anos de Aracaju, realizada pela Sociedade Semear com patrocínio da Petrobrás; e da seletiva do I Salão de Fotografia de Aracaju, em 2011, em que foi menção honrosa com uma foto da série Vultos, que foi realizada para um catálogo de um grupo de artistas contemporâneos de Sergipe.

Lucio tem uma produção documental que enfoca figuras humanas, cultura popular e as paisagens do território sergipano. Gosta também de trabalhar as texturas e grafismos do ambiente urbano. Este envolvimento com a cidade o levou para o campo das intervenções, em uma parceria com o grafiteiro e artista visual Chagas, no projeto FotoGraffit. A produção de Telles passa, ainda, pelo trabalho com publicidade e por uma aproximação muito forte, no momento, com a produção artística contemporânea, que além do projeto Vultos, vem rendendo o projeto Contaminações, que entrelaça fotografia, performance e dança.

Todas essas experiências dividem espaço, também, com atividades relacionadas à educação. Lucio Telles foi professor de Fotografia Digital na Universidade Tiradentes (UNIT), educador no Midia Jovem - Projeto de Educomunicaçao, do Governo de Sergipe, e ministra oficinas de fotografia, como convidado, em festivais e projetos diversos realizados dentro e fora do estado.

O Conversando Fotografia é um projeto produzido e realizado pelo Trotamundos Coletivo com apoio do Sesc, Quanta Música, Hotel Parque das Águas, e do restaurante Dona Divina. É um evento que pretende agregar, ao lado dos profissionais da área, estudantes, pesquisadores, produtores, educadores, instituições de fomento, curadores, editores, colecionadores, organizações ligadas à área de preservação, bem como interessados em outras áreas com a qual a fotografia se relacione direta ou indiretamente, como música, literatura, história, dança, museologia, entre outras.

Entre as atividades que estão sendo realizadas desde agosto de 2010, o projeto mapeou o trabalho realizado por fotógrafos, pesquisadores e artistas de Sergipe e iniciou um diálogo com profissionais de estados que possuem boas articulações com a produção sergipana, a exemplo de Pernambuco e Bahia. O intuito do projeto agora é ampliar este intercâmbio com profissionais de outros estados para trazer novas perspectivas de percepção da fotografia em mais um ano de discussão continuada.

Texto e foto reproduzidos do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário