quinta-feira, 7 de abril de 2016

Painel de Jenner Augusto no edifício Walter Franco, em Aracaju



Trechos extraídos de reportagem do site da ASN, em 07/04/2010.

Patrimônio histórico cultural de Sergipe. Painel de cerâmica criado pelo artista plástico sergipano Jenner Augusto no ano de 1957, localizado na fachada do edifício Walter Franco, situado na esquina do calçadão da Rua João Pessoa e Praça Fausto Cardoso. Atualmente, o edifício abriga a agência João Pessoa do Banese e a sede do Ministério Público Estadual (MPE).

Jenner Augusto

Jenner Augusto da Silveira (1924 – 2003), sergipano de nascimento, filho de professora, passou grande parte de sua infância mudando pelas cidades do interior de Sergipe, juntamente com sua família, predestinada à formação de pessoas ilustres, a exemplo de seu primo Joel Silveira que se revelaria um dos maiores jornalistas do nosso Estado. Humilde, Jenner trabalhou como engraxate, sapateiro, ajudante de alfaiate, pintor de paredes, até começar a fazer cartazes para filmes. Começa a se interessar pela obra de Horácio Hora na década de 40, o que incentiva a sua pesquisa no campo da pintura. Seus primeiros trabalhos são acadêmicos, já que o contato com o Modernismo já amadurecido no Rio de Janeiro e em São Paulo era quase impossível. Por volta de 45, data de sua primeira exposição, começa a integrar-se no ambiente artístico de Aracaju, e em 49 realiza a decoração do Bar Cacique, marco da Arte Moderna no Sergipe, onde aparece clara influência de Portinari, prova que as informações dos centros culturais do país começavam a chegar às capitais.

Nos anos seguintes, além de participar da I Bienal de São Paulo (51), realiza importante mostra na Galeria Oxumarê, de Salvador (52), participa do Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio, em 53 voltando a expor até 62, além de receber o prêmio de viagem da Universidade Federal Bahia no V Salão Baiano de Belas Artes (54). Expondo no Rio de Janeiro, em 55, conhece Portinari e Pancetti, que divulgam o artista no meio artístico. É neste mesmo ano que conhece o maior divulgador de sua arte e um de seus maiores fãs, Jorge Amado.

Com a série Alagados, denuncia a pobreza e ao mesmo tempo pinta com um colorido que dá a estas obras um extremo lirismo. Surgem outras séries, como a dos Coroinhas, mas de maneira geral, a partir do final dos anos 60, sua obra é paisagística, oscilando sempre entre o figurativo e o abstrato, com predomínio constante dos grandes planos cromáticos, sem grandes inovações até os dias atuais.

Edifício Walter Franco

O edifício Walter Franco foi erguido em 1956 durante o governo Leandro Maciel e ocupou o espaço do prédio da Recebedoria Estadual, recebendo o painel de Jenner Augusto em 1957. Foi construído com a destinação de abrigar as repartições do Governo e era conhecido como Palácio das Secretarias. Edifício de seis andares, o térreo ficou como Recebedoria Estadual, depois foi ocupado em 1982 pelo Banese. Pelos elevadores da praça Fausto Cardoso existiu uma sobreloja onde funcionou a Secretaria de Governo, depois cada andar ganha sua repartição, a exemplo do: Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Condese), Secretaria da Fazenda, Procuradoria do Estado, depois o Tribunal de Contas do Estado (após ser criado em 1969 foi instalado em 30 de março de 1970, no edifício Valter Franco – 4º Andar). Logo após chegou a vez do Ministério Público do Estado que hoje ocupa o prédio.

Fonte: agencia.se.gov.br

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário