sexta-feira, 22 de abril de 2016

Lagarto comemora aniversário


Publicada originalmente no site do Jornal do Dia, em 20/04/2016.

Lagarto comemora aniversário

O povo lagartense comemora nesta quarta-feira, 20, 136 anos de estruturação política do município, que passou da condição de vila para cidade pela lei provincial nº 1140, de 20 de abril de 1880, e hoje é dos mais importantes polos multirregionais do Estado de Sergipe. Com uma área de 969,577 km², Lagarto está a 78 quilômetros da capital. Tem uma população de cerca de 100 mil habitantes, mas, pela localização geográfica, atinge aproximadamente 500 mil pessoas num raio circular de 50 km.

O município se destaca pela beleza histórica, potencialidades naturais e econômicas, produção cultural e um "gosto" pela participação política. Uma participação, aliás, que se caracteriza não só pela forte representatividade na política estadual e federal, mas pela particular disputa local entre os tradicionais grupos Bole-bole e Saramandaia.

O povo lagartense tem dois lados e a polarização sempre está presente, em menor ou maior proporção, a depender dos ânimos de cada eleição. "Este ano, por exemplo, promete", acredita o comerciante Carlos Luiz da Silva, 32 anos, referindo-se às eleições municipais de 2016. Sem assumir lado, ele desconversa: "Agora, nem pensar".

Mercado promissor - Já no aspecto econômico, Lagarto tem sido foco de grandes investimentos federais e estaduais nos últimos anos, como na implantação do Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na reforma e ampliação do Mercado Público, na reestruturação do Balneário Bica e na criação e aparelhamento do Hospital Regional, que deve se transformar Hospital Universitário para assistência da comunidade local e das cidades circunvizinhas.

Empreendimentos comerciais, como um shopping center em construção, e vários outros projetos imobiliários públicos e privados animam o setor empresarial em investir na cidade. É o caso do empresário da construção civil Evislan Souza, que há 7 anos voltou uma parte das suas atividades para o município. "Para o empreendedor, Lagarto é um mercado muito promissor. Quem investir no município só tem a ganhar", acredita.

Contribuição intelectual - As atividades econômicas também são pautadas nos produtos agrícolas, tanto para subsistência ou para venda nas feiras - e até em produtos de exportação, como tabaco, milho, pimenta e hortaliças. O setor industrial de Lagarto é forte no município, com destaque para o segmento de produtos alimentícios, cuja produção local hoje atende o mercado nacional e internacional. Comércio e serviços também crescem no município.

Para completar, ainda tem a beleza do patrimônio natural, histórico e cultural de Lagarto, além da grande contribuição de intelectuais renomados, como Sílvio Romero e Luiz Antônio Barreto, só para citar dois. Mas, nada disso traria o desenvolvimento alcançado por Lagarto, se não fosse o povo lagartense.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário