segunda-feira, 25 de julho de 2016

Artista Plástica Ana Denise

Foto: Arquivo pessoal.

Publicado originalmente no site Imprensa1, em 17/01/2012.

‘Em Sergipe as pessoas não valorizam os artistas da terra’, desabafou artista

Ana Denise, artista plástica, nascida em Aracaju começou a desenhar e pintar aos 13 anos,teve como grande incentivador o seu pai.

Em entrevista ao Imprensa1, a artista fala da sua carreira, trabalhos realizados e em primeira mão, ela adianta para a equipe, sobre sua exposição em 2012.

Imprensa1 - Quando você iniciou a sua carreira como artista plástica?

Ana Denise – Comecei na primeira exposição na Galeria Álvaro Santos, em 1967, é muito tempo na estrada.

Imprensa1 - Em quem você se inspirou no começo de sua carreira?

Ana Denise – Eu na realidade, não tive inspiração em nenhum artista, gosto muito de Veronese, é um clássico, detalhista e a minha pintura apesar de ser Naif ela também é detalhista, é diferente de alguns Naifs que a gente vê por aí.

Imprensa1 - Quais foram às exposições que você já participou aqui em Aracaju?

Ana Denise – Aqui em Aracaju já perdi as contas, atualmente não faço mais individual, por falta de patrocínio, na maioria, sou convidada pelas galerias a participar dessas exposições, e agora pertenço a um grupo chamado “Juntos e Separados”. Somos três artistas: Almero, Edjane Leite e eu.Cada um com o estilo diferente. A próxima exposição acontecerá em abril, dia 17, na Galeria de Arte Álvaro Santos, será uma exposição somente de xilogravuras, onde farei entre o Sacro e o Profano, destacando os Santos, o Candomblé e o Kama Sutra. A exposição ficará entre 15 a 20 dias.

Imprensa1 - Como você vê a pintura no mundo atual?

Ana Denise – Em Sergipe, as pessoas não valorizam os artistas da terra, existe uma obra feita por mim ,que está localizada na frente do farol da Universidade Tiradentes e poucas pessoas conseguem identificar meu trabalho “o meu caju”. Aqui falta o reconhecimento dos artistas. Já a pintura no mundo a fora, é uma realidade totalmente diferente do Brasil.

Imprensa1 – Existe algum, dentre tantos trabalhos realizados, o qual você gosta mais, se identifica?

Ana Denise – Adoro fazer a Arte Naif (caracteriza-se pela simplicidade e pela forma desajeitada, que resultam numa beleza desiquilibrada). Tem uns oitos anos que eu desenvolvo essa arte, aqui em Aracaju não tem ninguém aqui que desenvolva essa arte além de mim,essa arte não tem profundidade,não precisa de um desenho perfeito e a xilogravura( é uma gravura que se utiliza a madeira, que possibilita a sua reprodução da imagem gravada sobre um papel).No Nordeste é muito rico em xilogravura,aqui em Aracaju,muitos artistas começaram e muitos já pararam. Eu continuo a fazer tanto a arte naif como a xilogravura.

Imprensa1 - Você além de dedicar a pintura, você também disponibiliza de seu tempo, para ensinar pessoas que estão interessadas a pintar? 

Ana Denise – No momento estou ensinando para duas crianças, não costumo ensinar para muitas pessoas, porque gosto de dar assistência aos meus alunos. E para aqueles que quiserem aprender a pintar ou até mesmo comprar algum quadro, tenho alguns em meu ateliê, pessoas interessadas favor procurar no facebook Ana Denise.

Imprensa1 - Faça sua definição sobre arte.

Ana Denise – É um sentimento que é mostrado através do artista, “a arte é uma coisa muito subjetiva,muito pessoal, a arte é um erro de quem quer acertar”.

Por Nicelma Peixoto.

Texto e imagem reproduzidos do site: imprensa1.com


Para acessar comentários na postagem do Facebook, clique no link abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário