sábado, 2 de julho de 2016

Concurso de Quadrilhas do Gonzagão

 Retirantes do Sertão.

 Casamento junino da quadrilha retirantes do Sertão.

 Brincadeiras e infância foram tema da Chamego Bom.

Quadrilha Chamego Bom.

 Jurados.

 Quadrilha Junina Pisa na Brasa.

 Quadrilha Mandacaru.

Quadrilha Junina Buscapé.

Publicado originalmente no site SERGIPE CULTURAL, em 28/06/2016.

Retirantes do Sertão e Chamego Bom estão entre as semifinalistas no Gonzagão

Em uma noite de muita disputa e animação, as quadrilhas juninas Retirantes do Sertão e Chamego Bom fizeram bonito e garantiram, nesta segunda-feira, 27, as duas últimas vagas para a etapa semifinal do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão. A grande final do concurso, que faz parte da programação do Encontro Nordestino de Cultura – Arraiá do Povo 2016, acontece no dia 01 de julho.

A primeira colocação ficou com a Retirantes do Sertão, do município Frei Paulo, que abordou como tema central de sua apresentação a figura do vaqueiro e do cavalo. “Este ano, estamos homenageando não só o vaqueiro, como o cavalo, que é um animal tão importante para nós nordestinos. Sem dúvida alguma, o Gonzagão é um dos melhores espaços do Estado de Sergipe, e não seria a mesma coisa se não tivéssemos este concurso para nos apresentar”, afirmou o presidente da Quadrilha, Márcio Lima.

Em segundo lugar, a Chamego Bom, que completa 30 anos de história, resgatou a infância e a brincadeira na sua apresentação. “Este ano nosso tema foi Brincando no São João e Relembrando a Velha Infância. Entramos com um figurino de bonecos e depois nos transformamos com trajes do ciclo junino. Acho fantástico o Espaço Gonzagão, um dos melhores lugares para se apresentar, as pessoas se sentem bem aqui e não temos do que reclamar”, ressaltou o presidente da Quadrilha, Pedro Ferreira Lima.

Com mais de vinte anos de tradição, a Pisa na Brasa abriu a noite de apresentações trazendo como tema a tradição do São João. “O São João entra em cena e pede para a quadrilha dançar o tradicional, e depois ele pede para ver o forró estilizado, que é mais ritmado e coreografado”, explicou a marcadora da quadrilha Vivian Araújo.

A festa contou ainda com a Quadrilha Mandacaru, de Propriá, que apresentou o cangaço como tema central, trazendo xaxado e a pisada do cangaceiro. “Este ano estamos trazendo o verdadeiro cangaço, mostrando a passagem de Lampião por Sergipe. Participar deste concurso é muito gratificante para nós, pois estamos aqui disputando com diversas quadrilhas boas e de qualidade”, afirmou o quadrilheiro e coreógrafo, Marcelo Garay.

Encerrando a noite de apresentações a quadrilha Buscapé, de Lagarto, criada há 17 anos, falou sobre amor e fé em sua apresentação. Para o marcador, é um grande prazer competir no Gonzagão. “Trabalhamos o ano todo esperando este momento para estar aqui participando desta festa maravilhosa. Este concurso é importante porque mantém a cultura nordestina, é um dos poucos que está resistindo”, opinou.

A Retirantes do Sertão volta a se apresentar na semifinal desta terça-feira, 28, juntamente com as quadrilhas Assum Preto, Século XX, Cangaceiros da Boa, Xodó da Vila e Asa Branca. Já na quarta-feira, 29, a Chamego Bom estará competindo com Forró do Milho, Unidos em Asa Branca, Apaga a Fogueira, Pioneiros da Roça e Coração Nordestino. A grande final acontece no dia 1º de julho com as seis mais bem colocadas, sendo três de cada semifinal.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário