quarta-feira, 6 de julho de 2016

Vale dos Mestres: magia, história e encanto em Sergipe

Foto: Cassandra Teodoro.

Infonet > Economia > Notícias > 25/04/2012.

Vale dos Mestres: magia, história e encanto em Sergipe.
Conheça o Sítio Vale dos Mestres e ‘Trilha do Vale dos Mestres'.

Para os amantes da natureza opções não faltam no município sergipano de Canindé de São Francisco, localizado a 213 km de Aracaju. Um exemplo disso é o ‘Sítio Vale dos Mestres ou a ‘Trilha do Vale dos Mestres’ com é bastante conhecido por lá. O Vale faz parte da estação Xingó e fica localizado próximo ao povoado de Curituba, na fazenda Poço Verde, a 26 quilômetros da sede do município.

Com uma trilha de aproximadamente 2000 metros de extensão e formado por sítios arqueológicos, o Vale possui três abrigos encravados no sopé dos paredões à margem direita do riacho, fazendo parte do rio Poço Verde, um dos afluentes do rio São Francisco. O Vale dos Mestres abriga ainda inscrições com pinturas rupestres de mais de três mil anos e é considerado por muitos visitantes um lugar esotérico por manter um ar de magia, encantos e deslumbramentos. Se o lugar é mágico ainda não existem provas, o fato é que nenhuma trilha no Brasil é cercada de tanto mistério. Muitos acreditam ainda em lendas e até na existência de sinais de civilizações anteriores à chegada dos descobridores, mas, na realidade não existe alguém que não se encante com tantos mistérios, paz e com a ação da natureza ao longo do tempo que ficou registrado nas pedras e trilhas do Vale.

Por entre a trilha que leva a este lugar mágico, o visitante ainda pode conhecer a vegetação típica da caatinga, a fauna do sertão e os paredões de arenito rochosos trabalhados pela erosão. Uma verdadeira jóia de beleza rara e excelente para os amantes do ecoturismo e do trekking. O cenário, com paredões úmidos e água para se refrescar, faz o visitante se sentir fora de uma grade cidade. Após cerca de quinze minutos de caminhada, já é possível ver parte dos seus paredões imponentes e repletos de rochas esculpidas pela ação da água e do tempo, fazendo muitos acreditarem que o sertão na realidade era um grande mar.

Perto delas surgem às primeiras marcas de outras civilizações registradas nas paredes das rochas, um abrigo de pedra contendo escritos de arte rupestre que fazem a mente dos trilheiros viajar em busca dos significados das mesmas. Dentro do Vale existem três sítios arqueológicos. O primeiro, com pinturas que representam as mãos; o segundo e o terceiro são gravuras rupestres nas paredes rochosas. Após essa agradável caminhada o visitante poderá banhar-se ou apenas se energizar com a pureza das águas do lago de Xingó, que fica no final da trilha. Um prazer impossível de não ser apreciado.

Como chegar

A secretária de turismo de Canindé tem um programa que capacitação de jovens para realização dessas trilhas o ideal é contratar um guia local e agendar com antecedência essas visitas pelo tel: (79) 9888-8399.

Fonte: Asscom Setur e Emsetur.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário