sexta-feira, 1 de julho de 2016

Quadrilhas Asa Branca e Apaga Fogueira vão às semifinais no Gonzagão

   Asa Branca.

Apaga Fogueira.

 Balanço do Nordeste.

Tradição Junina.

Publicado originalmente do site SERGIPE CULTURAL, em 27/06/2016.

Quadrilhas Asa Branca e Apaga Fogueira vão às semifinais no Gonzagão

Mais duas quadrilhas carimbaram suas vagas nas semifinais do Concurso de Quadrilhas do Gonzagão na noite deste domingo, 26. Recebendo as maiores notas do juri, Asa Branca e Apaga Fogueira disputarão agora com as demais, a classificação para a grande final que acontece no dia 01 de julho. Dividido em três etapas, a disputa faz parte do II Encontro Nordestino de Cultura- Arraiá do Povo 2016 e é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Quem deu início às apresentações foi a quadrilha Asa Branca, que trouxe para este ano o tema “Teclas, poesia e canção, são acordes de uma paixão”, como uma forma de exaltar os sanfoneiros e o instrumento que embala os casais e os arraiás nas festas juninas.

Logo em seguida foi a vez da Apaga Fogueira tentar a classificação. Com 35 anos de tradição, a quadrilha apostou no amor do “ser” nordestino, com a valorização de sua cultura, religião e trabalho. Segundo a vice-presidente Jailda Santos, o amor pela comunidade é um dos principais motivos que a fez entrar no mundo das quadrilhas juninas. “A comunidade do Bairro América é muito carente, e a gente consegue tirar muitas pessoas da marginalidade, unimos casais e outras coisas. A Apaga Fogueira é mais que uma quadrilha, é um projeto social”, destacou.

Da cidade de Umbaúba, a terceira quadrilha a se apresentar foi a Balanço do Nordeste. Criada há quatro anos a partir de ideias dos alunos do Colégio Municipal Benedito Barreto Nascimento, ela apostou no tema “Assim como o vento, o amor resistiu ao tempo”. Com 48 integrantes, trouxe à tona o clássico de William Shakespaere, Romeu e Julieta. E finalizando as apresentações, a Tradição Junina, da cidade de Simão Dias, veio com o tema “Qual a cor do seu preconceito?”, para tentar avançar de fase.

O público permaneceu concentrado durante toda a noite e reagiu a cada apresentação que se passava. Acompanhada da filha Julia Letíca, de 4 anos, Camila Nicolau Santos disse que costuma freqüentar o Concurso de Quadrilhas do Gonzagão todos os anos. “Eu sempre trago a Julia para assistir as quadrilhas, ela fica encantada com as cores, com as danças, e eu aproveito para me divertir também”, finalizou.

Além das classificadas da noite deste domingo, já garantiram vaga às semifinais que acontecem nos dias 28 e 29 de junho, as quadrilhas Unidos em Asa Branca, Assum Preto, Século XX, Pioneiros da Roça, Cangaceiros da Boa, Coração Nordestino, Xodó da Vila e Forró do Milho. A última noite da fase preliminar acontece nesta segunda, 27, com as quadrilhas Pisa na Brasa, Retirantes, Mandacaru, Chamego Bom e Buscapé...

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário