segunda-feira, 25 de julho de 2016

Artista Plástico Ismael Pereira Azevedo





 Figuras do reisado, acrílica sobre cerâmica.

 Mandala, acrílica sobre cerâmica.

Acrílica sobre cerâmica.


Publicado originalmente no blog Arte Popular do Brasil.

Ismael Pereira.

Ismael Pereira Azevedo nasceu em Capela-SE no dia 1 de Outubro de 1940. Aos 5 anos de idade muda com sua família para Aracaju onde prosseguiu seus estudos. Casado duas vezes, teve cinco filhos. Em Aracaju tornou -se empresário do ramo da publicidade e artista plástico. Realizou sua primeira exposição individual em Aracaju, na Galeria de Artes Álvaro Santos, em 1965. Neste mesmo ano, mudou-se para Arapiraca-AL. Ali foi fundador da Câmara Júnior de Arapiraca e de uma emissora de rádio, foi integrante da Maçonaria e participante de diversas entidades no campo artístico e cultural da cidade. Ingressou na vida pública em 1973, sendo eleito vereador por Arapiraca. Ismael Pereira foi também deputado estadual pelo Estado de Alagoas por três legislaturas.

Ainda criança, Ismael dava sinais nítidos de familiaridade com o desenho. Com um pequeno pedaço de lápis, caco de prato, pedaço de pedra, desenhava figuras nas paredes, nas calçadas ou pedaços de papel. Já adulto, os primeiros trabalhos de Ismael Pereira eram figurativos, pautados especialmente na cultura do interior de Alagoas. Com a passar do tempo, o artista inovou ao lançar a série “Guerreiro das Alagoas”. Nesta série, os característicos chapéus dos integrantes desse folguedo lhe inspiraram composições geométricas, cujas linhas retas eram quebradas por estratégicas colagens de chita. Depois ele criou a série “Jangadas das Alagoas”, mostrando velas reduzidas a simples triângulos, agrupadas em sobreposições ou servindo de suportes a elementos decorativos. Mas, mais inovadora ainda, foi a série dos “Cajus”, na qual desconstruiu a fruta símbolo de sua terra, a ponto de transformá-la, num violão muito bem ornamentado.

Na sequência, o artista descobriu a mandala, uma de suas obras mais famosas; dela se apoderou para criar composições com grande riqueza de detalhes. Sobre a evolução da sua arte, Ismael Pereira diz: “Às vezes, a gente tem que entender que o continuísmo pode se tornar sufocante e que é necessário que acompanhemos a mudança dos paradigmas em qualquer atividade. Na pintura, não pode ser diferente. Ainda que eu esteja palmilhando o terreno do chão dos mortais, sinto também o direito de fazer alguma coisa que verticalize a minha obra. Daí porque essa inovação”.

Ismael Pereira é membro da Associação Internacional de Artes Plásticas (sede em Paris), da Academia Alagoana de Cultura, da Associação Alagoana de Imprensa, da Casa do Poeta de Sergipe. Ao longo de sua carreira artística expôs em Salvador, Maceió, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Expôs também na Cidade do México, onde realizou sua primeira mostra individual internacional. Participou ainda de exposições coletivas internacionais como a promovida pela Embaixada da Espanha, em Brasília, 2005, e a Feira Internacional de Arte de Lisboa em 2007. Em 2005 foi condecorado com a Medalha Inácio Barbosa pelo Governo Municipal de Aracaju. Atualmente, Ismael Pereira dedica-se às atividades nas áreas de publicidade e da cultura, sendo considerando um intelectual alagoano, pelo vasto conhecimento demonstrado em várias áreas sociais. As obras de Ismael são encontradas em lojas de arte/artesanato principalmente de Maceió e Aracaju.

Fonte:
- Conexão artes visuais, Secretaria de Cultura de Sergipe.
- Santos, Osmário. Jornal da Cidade – Sergipe.
- O Jornal - Alagoas.

Texto e imagens reproduzidos do blog: artepopularbrasil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário