quinta-feira, 14 de julho de 2016

Exposição conta a história do bairro 13 de Julho

Exposição ficará no Mirante da 13 de Julho.
Foto: arquivo Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 12/07/2016.

Exposição conta a história do bairro 13 de Julho.
A exposição narra dezenas de registros fotográficos.

De colônia de pescadores a um dos bairros mais nobres da capital. A história do bairro 13 de Julho será o tema da mais nova exposição promovida pela unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Mirante da 13 de Julho. A exposição intitulada “13 de Julho: um bairro com muitas histórias”, narra através de dezenas de registros fotográficos o crescimento demográfico e o desenvolvimento da região.

Detalhes sobre a situação político-econômica da época, também são ressaltadas na mostra, que será aberta na quarta-feira, 13. A área que antigamente era localizada entre o “Inflamável” e o riacho Tramandaí, foi conhecida por muitos anos como Praia Formosa. Passou a ser chamada de “Praia da 13 de Julho” em 27 de novembro de 1930, através de uma Lei Municipal, marcando na memória do Estado, o levante tenentista.

O bairro, antigamente, também foi um local habitado por pescadores que vislumbravam na área um meio de sobrevivência, sendo inclusive cogitado para a construção de um lazareto. Na década de 1950, o local era a praia mais freqüentada pelos aracajuanos. E não diferente dos dias atuais, onde situa-se o calçadão da 13 da Julho continua recebendo centenas de aracajuanos e turistas.

Segundo a coordenadora da unidade, Christine Hillmann, a exposição traz curiosidades como decretos, plantas da cidade e detalhes sobre construções da época da criação do bairro. “A 13 de Julho é considerado hoje não só um dos bairros mais nobres da capital, mas também um ponto de visitação, tornando-se parada obrigatória para os visitantes”, falou.

A exposição inicia amanhã, 13, e ficará aberta ao público de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e aos sábados das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Mais informações através do 3179-2192.

Fonte: Funcaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário