terça-feira, 9 de julho de 2013

8 de Julho, Emancipação de Política de Sergipe


8 de Julho, Emancipação de Política de Sergipe.

193 anos separam o dia de hoje do momento histórico em que Dom João VI pôs fim aos longos anos de subserviência. Sergipe se emancipava da Bahia.

Vamos entender a história.

1537. O Brasil é dividido em Capitanias Hereditárias e Sergipe Del Rey se torna capitania da Bahia. Um conjunto de vilas pobres que, em todo seu território, contava com mais de 200 engenhos de açúcar e importantes fazendas com pasto farto para uma quantidade ainda maior de rebanhos bovinos. Além de abastecer a Bahia, era de Sergipe Del Rei que saia o máximo de farinha de mandioca também para Pernambuco. A exploração chegava a deixar sem comida os próprios moradores. O mesmo aconteceu com o algodão, produto extremamente lucrativo no mercado internacional e também cultivado em nossas terras.

1820. Sergipe Del Rey se prepara para a tão sonhada independência. O governo baiano estabelece resistência e manda tropas com ordens expressas de conter o movimento. O primeiro governador sergipano, nomeado pelo imperador, é preso. Dom João VI, no entanto, assina o decreto que torna Sergipe independente politicamente da Bahia e põe fim aos tantos anos de subserviência. Sergipe Del Rey livre.

2013. Sergipe hoje mantém a característica que o trouxe até aqui. Como há 193 anos atrás, continua com a mesma vontade de alargar os horizonte e manter o desenvolvimento que, como nunca, hoje experimenta. Vive uma vigorosa política de aumento da competitividade, com infraestrutura produtiva modernizada e se concretiza como um ambiente favorável à expansão dos negócios. E isso significa melhoria real na qualidade de vida do sergipano, que estuda cada vez mais a cada geração, tem uma maior expectativa de vida e experimenta um crescimento contínuo de vagas no mercado de trabalho com a instalação de novas empresas e empreendimentos. O sergipano pode se orgulhar de um estado cujo crescimento do PIB está acima da média do nordeste e do país, tem o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do nordeste, maior renda média domiciliar da região, é recordista em exportações, recordista em crescimento do movimento turístico e a alcançou a marca histórica de 216 mil famílias retiradas da extrema pobreza.

O 8 de julho ficou marcado como o dia em que Sergipe começou a desenhar o seu caminho independente, com a coragem, firmeza e ousadia da sua gente. 193 anos depois, o sergipano relembra suas raízes e celebra a sergipanidade, novamente, de olhos voltados para o futuro.Parabéns, Sergipe! Parabéns, Sergipanos!

Texto reproduzido do site: e-sergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário