terça-feira, 30 de julho de 2013

Cinema na Rua - Município de Poço Redondo


Publicação do Portal Infonet, em 12/07/2013.

Lançamento do 'Aos Ventos que Virão'.
Noite mágica com lançamento de filme patrocinado pelo Governo

11 de julho de 2013, data marcada por um reencontro especial no sertão sergipano. Cerca de três anos após o término das gravações de 'Aos Ventos que Virão' em Poço Redondo, o diretor Hermano Penna voltou à cidade com parte da equipe para exibir o filme aos moradores da cidade, especialmente aos que se envolveram com mais intensidade na produção.

Para dona Geovanete de Souza, uma das dez costureiras que trabalharam pesado no figurino, a experiência foi inesquecível. “Costuro desde os meus 15 anos, hoje estou com 73 e nunca fiquei tão ansiosa como estou hoje, para ver as roupas que ajudei a produzir na tela do cinema”, contou Geovanete.

Já Raimundo Eliete, de 69 anos, diz que a sensação é de nostalgia, pois o lançamento faz lembrar a época maravilhosa em que Poço Redondo viveu dias de Hollywood, como ele mesmo define. “Mudou a rotina da cidade, fez bem à auto-estima do nosso povo e eu só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de participar de um filme de tamanha qualidade como esse”, afirmou.

Mas a emoção não predominou apenas entre a população que lotou a praça de eventos do município durante a exibição do filme. O ator Rui Ricardo Diaz não escondeu o prazer em estar de volta à cidade. “Lançamos o filme no Recife e em Aracaju, mas a estréia em Poço Redondo é especial”, revelou Rui. “Estamos mesmo muito emocionados”, completou o diretor Hermano Penna.

'Aos Ventos que Virão' foi um filme patrocinado pelo Governo de Sergipe, através do Banese e do Fundo de Patrocínio. O uso de mão-de-obra sergipana na produção foi uma exigência da gestão do governador Marcelo Déda antes de assegurar o apoio financeiro, como lembra a secretária de Estado da Cultura, Eloisa Galdino, que conduziu essas negociações.

"Presenciar essa praça lotada de gente para prestigiar a estréia do filme e ver pessoas da cidade tão ansiosas para ver seus trabalhos ou seus amigos em cena me encheu ainda mais de orgulho desse projeto que iniciamos no início da gestão do governador Marcelo Déda e do vice Jackson Barreto", disse Eloísa.

A secretária aproveitou para destacar o patrocínio do Banese ao filme, que foi fundamental para que as gravações ocorressem com grande participação de artistas e técnicos sergipanos. “Com o apoio do Banese a produções como essas, e as ações da Secult para a área do audiovisual, como nossos editais de estímulo, Sergipe tem virado coisa de cinema”, finalizou Eloísa.

Sobre o filme

O filme narra a história de Zé Olímpio (Rui Ricardo Diaz), um jovem cangaceiro que, após o bando de Lampião ser dizimado, precisa fugir para São Paulo. Tempos depois, ele resolve retornar ao Nordeste e logo se torna político. É quando descobre a corrupção e a injustiça, ao ver um juiz impedir que seus eleitores possam votar. Revoltado, ele passa a ter atitudes agressivas como protesto.

O lançamento do filme em Poço Redondo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Poço Redondo e da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom). O prefeito da cidade, Roberto Araújo, também prestigiou o lançamento.

Fonte: Secult

Foto: Marco Vieira.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário