quarta-feira, 24 de julho de 2013

História do Bairro 13 de Julho, em Aracaju

Documento original do Ato Municipal que estabeleceu 
o nome do bairro.

 Abertura da exposição iniciou programação.

Publicado pelo Portal Infonet, em 13/07/2013.

Programação comemora aniversário do bairro 13 de Julho.
Ato Municipal nº 11/1930 denominou o bairro como '13 de Julho'

Pesquisadores expuseram diferentes pontos de vista sobre o bairro

Documento original do Ato Municipal que estabeleceu o nome do bairro
Moradores e estudiosos compareceram à Biblioteca Pública Epifânio Dória na manhã deste sábado, 13, para comemorar o aniversário do bairro 13 de Julho. A programação foi iniciada com a abertura da exposição ‘Fragmentos de memória: de Ilha dos Bois a 13 de Julho’, incluindo também um café da manhã e um bate papo com historiadores e pesquisadores.

Segundo Oswaldo Ferreira Neto, estudante do curso de História e representante da Biblioteca, a ideia da exposição surgiu pelos próprios anseios da comunidade. “É a oportunidade de celebrar um dos bairros mais importantes de Aracaju, que foi habitado por pessoas humildes como pescadores e faroleiros e hoje é um dos metros quadrados mais caros do Estado”, diz.

A historiadora Maria Nely Santos salienta a importância de a Biblioteca Epifânio Dória sediar o evento. “Esta Biblioteca foi instalada aqui em 1970, e se adaptou à comunidade do bairro 13 de Julho como parte de sua história. Hoje é o dia de marcar o encontro da memória, trazendo depoimentos individuais para construir a história deste bairro”, expõe.

Além de Maria Nely, o historiador Antônio Lindivaldo Sousa e a geógrafa Vera Lúcia Alves França falaram a respeito da importância social histórica, social e territorial do bairro.

História

Oswaldo Neto relembra os grandes marcos do bairro, cujo ponto de partida remonta à década de 1920:

“No lugar que hoje conhecemos como 13 de Julho ocorreu a vivência da Revolução de 1924, sendo que em 1930, através do Ato Municipal de número 11, o bairro recebeu o nome que tem hoje. Em 1942, a região recebeu sobreviventes do torpedeamento de navios alemães na grande Guerra. Já na década de 1950, no ano de 53, o Iate Clube de Aracaju foi inaugurado. Em 1969 foi a vez do Estádio Estadual Lourival Baptista, principal arena do futebol sergipano. Na década de 1970 veio o prédio da Biblioteca Pública Epifânio Dória, em 74, e o Ginásio Constâncio Vieira, em 78. Em 1998 surgiu o Calçadão da 13 de Julho, um de nosso pontos turísticos. E com certeza, essa história não para por aí”, conta.

Programação

A grade de atividades para a celebração do aniversário prossegue durante a tarde deste sábado. Às 17h, uma Missa de Ação de Graças será celebrada na Igreja São Pedro e São Paulo. Às 18h terá início a Quermesse dos moradores. A exposição segue até o dia 13 de agosto, podendo ser visitada entre 8h e 19h de segunda à sexta-feira, e nos sábados de 8h às 12h.

Por Nayara Arêdes e Aldaci de Souza.

Fotos: Portal Infonet.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário