segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sergival - Cantor, compositor, instrumentista


Sergival - Cantor, compositor, instrumentista

José Sergival da Silva, nascido no dia 9 de abril de 1945, no município de Nossa Senhora da Glória, distante 121 km de Aracaju.Toca flauta transversal, piano e violão. Mas é como Percussionista de Efeitos que obteve destaque pesquisando novos timbres, criando seus próprios instrumentos, de forma autodidata, à base de sucatas e artesanato sergipano.

Teve infância e juventude nômade por conta da profissão de topógrafo de seu pai, vivenciando no interior dos estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco, os elementos regionais que hoje compõem o conjunto de sua produção artística. Desde pequeno apresentava inclinação para as artes, participando ativamente das atividades culturais dos colégios por onde passou, influenciado pela herança do avô materno que foi um dos principais violonistas populares do sertão sergipano.

Permaneceu em sua cidade natal até os 5 anos de idade, de onde partiu com sua família para conhecer o mundo. Teve aulas de Teoria Musical na grade curricular das várias cidades por onde passou.

Chegou a Aracaju em meados de 1979, e lá estudou na Academia Carlos Gomes com o Prof. Heribaldo ( Piano, órgão eltrônico e acordeon ). Teve aulas particulares no Conservatório de Música com o Prof. Wanderley (Flauta transversal), Eliana Argollo ( Fundamentos de Violão ) e na Escola Técnica Federal de Sergipe com a pianista Maria Olívia, onde concluiu também o curso técnico de Edificações em 1984, ingressando na Petrobras onde trabalha até hoje.

Permaneceu naquela cidade até dezembro de 2005, quando se mudou para o Rio de Janeiro, RJ, transferido pela empresa. Possuidor de uma versatilidade natural, atua profissionalmente em diversos segmentos artísticos, o que lhe valeu os títulos de Multiartista, Artecultor e de Menestrel Sergipano, tendo representado o estado de Sergipe em diversos momentos do seu fazer cultural, principalmente na música.

Fonte: dicionariompb.com.br/sergival/biografia

Foto: Nordeste em pauta.

Postagem reproduzida do Facebook/Linha do Tempo/Amo Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário