terça-feira, 23 de julho de 2013

Moeda Própria do Engenho Central, Município de Riachuelo

Antigas fichas do Engenho Central Riachuelo do Estado de Sergipe, valor de 200 e 2000 réis, peças consideradas bem escassas!

Testemunhas do poder econômico que tinham os senhores de engenhos de açúcar no nordeste do Brasil, desde tempos coloniais até o séc. XX!

Emitiam sua própria moeda, para que circulasse nas cidades que iam aparecendo ao redor das engenhos, alimentadas pela riqueza que eles produziam, e vivendo em função dessa economia.

As fichas acabavam circulando mesmo como dinheiro em todas essas localidades.

No séc. XVIII, tempos coloniais, Sergipe tinha 25 engenhos. A coisa foi prosperando, e em 1880, chegava já a contar com 140 engenhos, que eram a base econômica do Estado (tal como Pernambuco e outros Estados do NE do Brasil, que tinham como carro chefe das exportações o açúcar)

A instalação de engenhos centrais em Sergipe, no município de Riachuelo, ocorreu em 1888, pela companhia da Parahiba do Norte e Sergipe. Os Engenhos Centrais acabaram por se revelar uma experiência mal sucedida, e vieram a ser substituídos pelas Usinas de cana de açúcar, com maior aporte econômico.

Boas peças!

Fonte: megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod

Foto e texto reproduzidos do site: forum-numismatica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário