quinta-feira, 18 de julho de 2013

Antônio Maia




Antônio Maia, Pintor, desenhista e gravador, assinava/ Antônio Maia.

Nascimento: 09 de outubro de 1928, em Carmópolis/SE
Falecimento: 11 de julho de 2008, no Rio de Janeiro/RJ

Inspirado pela religiosidade, Antônio Maia retratou santos populares e utilizou, nas composições, elementos de cunho religioso, como o trigo, a pomba, o peixe e as rendas das toalhas que ornam os altares e os nichos das capelas e igrejas. Sua pintura é caracterizada pela expressão no campo do abstracionismo informal; encontrou, por volta de l963, o caminho que marcou a sua iconografia: ex-voto, figuras esculpidas em madeira ou cera, representando partes do corpo humano, que são colocadas em igrejas ou capelas, por agradecimento de graça ou cura alcançada, feitas por força de uma promessa ou “voto”.

Maia participou de vários exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, a exemplo de Portugal, França, Inglaterra, Espanha, Chile, Estados Unidos, dentre outros. Dos vários prêmios que recebeu, destacamos, em 1966, o de viagem pelo país e, em 1969, o cobiçado prêmio de viagem ao exterior.

Segundo o conceituado crítico de arte Roberto Pontual, Antônio Maia figurava entre os oito mais importantes artistas do XVIII Salão de Belas Artes. Não sem razão, em 1969, ao editar o Dicionário de Artes Plásticas do Brasil, estampou um quadro de Antônio Maia na capa.

Fotos e texto reproduzidos do site: pge.se.gov.br/index.php/cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário