quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ciclo de festividades a Bom Jesus dos Navegantes


Imagemgem de Bom Jesus percorre o rio Sergipe.
Crédito - Portal Infonet.


Infonet > Cultura > Noticias > 01/01/2016.

Devotos prestigiam Bom Jesus dos Navegantes.
Em Propriá, a procissão fluvial acontece dia 31 de janeiro.

Neste primeiro dia do ano de 2016, fiéis participaram da procissão de Bom Jesus de Navegantes, que saiu da Catedral Metropolitana, com destino a Ponte do Imperador. Com bandeirinhas nas mãos e fé no coração, os devotos acompanharam atentos o cortejo fluvial que percorreu o rio Sergipe.

Bastante emocionada, a devota Rosimeire Menezes dos Santos era só agradecimentos pelas bênçãos alcançadas mediante os pedidos junto a Bom Jesus dos Navegantes. “Todo ano eu venho do conjunto Jardim para participar dessa festa. É a minha fortaleza. Fiz uma promessa pela saúde da minha família e minha neta e foi alcançada e por isso todos os anos venho agradecer”, garante.

Nem mesmo o braço enfaixado impediu de Raimunda Miguel Silva ir prestigiar a procissão. “Moro aqui perto e não posso perder. Essa procissão significa prestação de fé que está pouca nas pessoas. Serve para melhorar os corações e aumentar a fé”, diz.

Após o passeio pelo rio, a imagem retorna para a Ponte do Imperador para o desembarque da imagem de Bom Jesus dos Navegantes, de onde os fiéis seguem em procissão via terrestre, em direção a Igreja de Santo Antônio, para a devolução da imagem. Na chegada, acontece uma missão campal que será celebrada pelo Bispo Coadjuvante, João José da Costa. A missa está prevista para iniciar às 16 horas.

Em Propriá;

Já a grande procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes no Rio São Francisco pela cidade de Propriá acontece no último domingo de janeiro de 2016, dia 31. Mas as festividades em alusão ao Santo protetor das águas e dos pescadores iniciam no dia 24 desse mesmo mês.

Por Aisla Vasconcelos.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura


Fotos: Arquivo Portal Infonet.

Ciclo de festividades a Bom Jesus dos Navegantes.
Procissão fluvial acontece dia 1º de janeiro, no Rio Sergipe.

No primeiro dia do ano de 2016 acontece em Aracaju a tradicional procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes, que completa nesta edição 160 anos de fundada. Neste domingo, 27, os fieis e devotos do Santo desceram com a imagem de Bom Jesus pela ladeira da colina da Igreja de Santo Antônio, e saíram em procissão até a Catedral Metropolitana de Aracaju, onde a imagem permanece até o dia 1º de janeiro.

Tradicionalmente, a imagem será levada para a Ponte do Imperador, de onde sairá de uma embarcação que percorrerá as águas do Rio Sergipe, seguida de outros barcos, lanchas e catamarãs. O embarque da procissão está previsto para acontecer a partir das 13 horas do dia 1º de janeiro. “Essa procissão foi iniciada pelos pescadores, como forma de abençoar as águas e agradecer a Deus pelos peixes e prosperidade nas famílias”, diz uma das organizadoras do evento religioso, Ivanira Lemos Dória.

Ela tem 68 anos de idade e está há 15 anos à frente dessa organização. “Bom Jesus dos Navegantes é Deus em nossas vidas. É felicidade, é ter paz, sentir o prazer de ter Deus em seu coração. É o doar e receber”, informa, ao acrescentar que não existe um tema específico a ser tratado nesta procissão que todos os anos conta com a participação de milhares de pessoas que vêm para Aracaju de vários lugares do país.

“O tema é Bom Jesus dos Navegantes. O objetivo é leva-lo ao rio para benzer as águas dos navegantes e pescadores. E o nosso desejo é o de que Deus nos dê a graça de continuar tendo essa água, que é a fonte da vida”, diz Ivanira. Pelas águas do Rio Sergipe, a procissão segue da Ponte do Imperador, até a Praia da Coroa do Meio, de onde retorna para a Ponte do Imperador para o desembarque da imagem de Bom Jesus dos Navegantes.

A estimativa é que esse trajeto no rio dure em média uma hora. Após o desembarque, os fieis seguem em procissão terrestre em direção a Igreja de Santo Antônio, para a devolução da imagem. Na chegada, acontece uma missão campal que será celebrada pelo Bispo Coadjuvante, João José da Costa. A missa está prevista para iniciar às 16 horas.

Em Propriá

Já a grande procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes no Rio São Francisco pela cidade de Propriá acontece no último domingo de janeiro de 2016, dia 31. Mas as festividades em alusão ao Santo protetor das águas e dos pescadores iniciam no dia 24 desse mesmo mês. “É a grande festa de Bom Jesus dos Navegantes no Baixo São Francisco. Essa festa tem início no 1º fim de semana de janeiro em Neópolis. No 2º fim de semana é em Penedo e no 3º é em Santana de São Francisco, fechando o ciclo de festividades em Propriá”, explica o padre Clebson Ferreira Moura.

A festa de Bom Jesus acontece durante a semana em várias igrejas e capelas de Propriá com as cinco procissões dos mastros e celebrações de missas campais. Na sexta-feira, 26, acontece a última procissão do mastro e no sábado uma grande missa campal, seguida do show do Padre Peixoto. No domingo, 31, as festividades iniciam com uma missa solene às 9 horas na Catedral Diocesana de Propriá, na Praça Fausto Cardoso.

“A paróquia estará aberta durante todo o dia para o recebimento dos romeiros e caravanas de Sergipe e cidades vizinhas, que vem para Propriá prestigiar o evento”, informa o padre. E às 15 horas acontece a saída da imagem do Santo até o Rio São Francisco, onde acontece a procissão fluvial.

“São duas horas e meia de procissão pelo baixo do São Francisco. A gente sai do porto de Propriá até a cidade alagoana Porto Real do Colégio. Lá, acontece uma parada para a homenagem dos pescadores e queima de foguetes. Depois seguimos até a ponte que faz divisa com Sergipe e Alagoas. Por volta das 18 horas demos estar chegando de volta a Propriá, onde acontece uma missa na Catedral”, explica padre Clebson.

Por Moema Lopes.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário