domingo, 31 de janeiro de 2016

Lançamento do Documentário sobre Clodomir Silva

Foto: Divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 28/01/2016.

Lançamento do Documentário sobre Clodomir Silva.

Solenidade acontece dia 29 às 19h30 na Antiga Alfândega

Em comemoração aos 55 da Biblioteca Clodomir Silva, a diretora Fátima Góes lançará o curta-metragem em homenagem ao patrono da biblioteca no dia 29 de janeiro, às 19h30, no Centro Cultural de Aracaju (Antiga Alfândega).

Jornalista, escritor, advogado e político, ele integrou a elite intelectual sergipana entre 1920 e 1932. Duas obras marcaram sua trajetória. A primeira, no ano de 1920, foi “O Álbum de Sergipe”, uma obra comemorativa do 1º centenário da Emancipação Política de Sergipe. “O Álbum constitui referência para os estudos sergipanos, pois trata-se de uma síntese da história, da geografia, da economia e da administração de Sergipe; um balanço da trajetória dessa unidade político-administrativa nos seus primeiros cem anos”, avalia a historiadora Terezinha Alves de Oliva.

O segundo livro foi “Minha Gente”, publicado pela primeira vez no ano de 1926 e que está na terceira edição. O livro é uma coletânea de textos sobre os costumes de Sergipe, no qual o autor retrata com fidelidade as peculiaridades desse povo.

Por todo esse legado, Clodomir recebeu várias e merecidas homenagens. Entre elas ter uma biblioteca que leva o nome dele. A biblioteca foi criada através da lei municipal número 30, de 7 de novembro de 1959, pelo então prefeito de Aracaju, Conrado de Araújo. Já a emenda que deu nome à biblioteca foi do vereador Roque Simas, datada de outubro de 1959. A biblioteca foi inaugurada em 31 de janeiro de 1961.

Clodomir Silva é o documetário mais recente de Fátima Góes que além de diretora audiovisual é também diretora da biblioteca. Entre suas produções mais recentes destacam-se o premiado “Deu Bode” e “Judith Melo”. A iniciativa é uma parceria da Biblioteca Clodomir Silva com o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, ambos unidades da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU).

Fonte: Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário