sábado, 9 de janeiro de 2016

Japaratuba e Laranjeiras em festa popular.

Foto: Pedro Leite.

CULTURA.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 05/01/2016.

Japaratuba e Laranjeiras em festa popular.

Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário e XLI Encontro Cultural acontecem durante esta semana.

Tem maracatu e reisado em Japaratuba. Tem Chegança, Lambe Sujo e Caboclinho em Laranjeiras. A primeira semana de 2016 apresenta manifestações culturais sergipanas cheias de cores e sons que encantam pela sua genuinidade e se mostram resistentes ao tempo. Em Japaratuba, a 15ª edição do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário começou no último domingo, 3, e segue até sexta, 7, com uma diversidade de atrações que vão desde peças teatrais às apresentações de filarmônicas, grupos folclóricos e shows musicais. E mais. Na sexta e sábado, 8 e 9, acontece a tradicional Festa das Cabacinhas.

Já na histórica cidade de Laranjeiras, acontece o XLI Encontro Cultural até o dia 10, com diversas atividades, reunindo através da pesquisa, música, arte, dança e tradições, as mais diversas manifestações culturais de Sergipe e do Brasil. Por lá, manifestações populares e grupos folclóricos como o Samba de Pareia, Reisado, São Gonçalo, Lambe Sujo e Caboclinho, Chegança, Taieiras, Cacumbi, Batalhão, Guerreiro, Samba de Coco, entre outros.

Na programação, exposições, oficinas e palestras relacionadas ao tema “Cultura popular e contemporaneidade: memória gestão e diversidade”. Assim apontam os registros da mostra fotográfica ‘Semana Santa em Laranjeiras’, do fotógrafo Bruno César; bem como o intercâmbio entre artistas brasileiros Carlos Cal, Nogueira, Luiz Viana e Both Salles e os artistas italianos Raymundo Gambino, Juliano Manucchi e Suzana Mangette, na realização da exposição ‘Encontro das Artes’.

Na manhã de ontem, 4, foi promovido o ‘IV Laranjeiras – Encontros, Memórias e Vivência’, coordenado pelo Iphan, na sede da Oficina Escola de Laranjeiras, e contou com a Expedição Fotográfica “Imagens de Laranjeiras”. À noite, aconteceu a “Política de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial”, ministrada pela professora mestre Gabriela Nicolau, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS - Campus Laranjeiras).

Ainda em Japaratuba...

O Projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ realiza até o próximo dia 7, dentro do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, a 2ª Mostra Cultura em Rede. Exposições, sessões de cinema, minicurso e outras atividades trarão novidades para a programação do festival.

A mostra conta com a exposição ‘Cultura em Rede’, que será realizada no Centro Social Dona Janoca, e apresenta produtos de moda, utilitários, decoração e ambientação inspirados nas referências culturais do município, criados na oficina de Criatividade do projeto. A exposição apresentará também obras de artistas sergipanos do acervo do Instituto Banese. Outra atividade da 2ª Mostra será o Cine Cultura em Rede, que apresentará na Câmara de Vereadores de Japaratuba uma seleção de curtas metragens da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e um documentário filmado em Sergipe, ‘Vou rifar meu coração’, dirigido por Ana Rieper.

A apresentação da pesquisa ‘Hábitos e Gostos Culturais de Japaratuba’, produzida na oficina de Gestão Cultural, e a participação do projeto na mesa redonda ‘Vivências e Experiências’, ambas na Jornada Nacional de Estudos Arthur Bispo do Rosário também fazem parte da programação. Além disso, será ofertado o minicurso ‘História das Artes Visuais em Sergipe’, com o prof. Marcelo Uchoa, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS). Através do Sesc Sergipe, serão realizadas ainda atividades de incentivo à leitura na BiblioSesc, a biblioteca volante do Sistema Social do Comércio, que estará estacionada na Praça da Matriz. No domingo, haverá a coroação da rainha do Cacumbi, Juscileide Guimarães, participante do Japaratuba em Rede.

Texto e imagem reproduzido do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário