quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Foz do Rio São Francisco encanta turistas em Sergipe

 Prainha às margens do Rio São Francisco,
 em passeio que sai de Brejo Grande/SE.
Crédito - Marina Fontenele/G1 SE.

Publicado originalmente no site G1 SE., em 03/01/2015.

Foz do Rio São Francisco encanta turistas em Sergipe.

Passeio começa no município de Brejo Grande, a 130km de Aracaju.
Turistas se encantam com o encontro do Velho Chico com o mar.

Do G1 SE

A foz do Rio São Francisco, em Sergipe, é o lugar onde o ‘Velho Chico’ desagua no mar após percorrer mais de 3.000 km da nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais. Durante todo o ano recebe muitos turistas, mas o verão é a estação propícia para apreciar as belezas do local.

Para se chegar ao ponto de partida são cerca de 130 km da capital, Aracaju, até o município de Brejo Grande, Região do Baixo São Francisco. A pesca é uma das principais atividades da localidade, gerando emprego e renda.

E também é através do rio que é possível desbravar as belezas que a natureza reserva, num delicioso passeio de catamarã. A vegetação nativa forma uma bela paisagem em meio ao São Francisco. Os turistas, por sua vez, ficam encantados com o que encontram. “Encanta em saber que ele é uma fonte de renda e mais, de vida. Que contribui com a vida das pessoas que dependem dele”, afirma o analista de sistemas Marco Zaninet.

Depois de uma hora navegando, surgem dunas e uma paisagem de cinema, com coqueiros e uma vegetação verde. Chega um ponto em que o rio começa a ficar salgado, é o momento em que se aproxima da foz, um encontro de gigantes.

“Você vê a movimentação diferente, dá pra sentir isso. É uma experiência única e recomendo que todos venham pra conhecer”, conta a professora Sandra Cabral.

O barco atraca e já estamos no estado de Alagoas. Turistas podem apreciar o artesanato e as vendedoras de cocada, conhecidas por ‘cocadeiras’ e é impossível não escolher vários sabores pra se deliciar. “Vou levar umas três e as dos sabores das frutas que não se encontra no Rio Grande do Sul”, diz o químico Jader Alves.

E para encerrar, um delicioso banho nas águas do Velho Chico. “É uma sensação fantástica de rejuvenescimento, proporciona uma energia e vou levar isso para os meus filhos e netos”, enfatiza o economista Jairo de Souza.

Texto e imagem reproduzidos do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário