domingo, 10 de janeiro de 2016

Japaratuba (SE) – Cabacinha, Prata e Bispo do Rosário

 Igreja matriz de Nossa Senhora da Saúde.

 Casarios no entorno da praça principal.

 Banho do Prata.

Camarão ao alho e óleo.
Créditos - Sílvio Oliveira.

Infonet > Blog Silvio Oliveira > 07/01/2016.

Japaratuba (SE) – Cabacinha, Prata e Bispo do Rosário.

Festival e festas com tradição.

Japaratuba (SE) está localizada na região do vale do rio Cotinguiba, a mais de 54km da capital Aracaju, e é lá onde acontece o Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, de 03 a 07 de janeiro, e a tradicional Festa das Cabacinhas, 08 e 09 de janeiro.

É um roteiro que pode ser feito aliado ao conhecimento sobre a história do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, às manifestações folclóricas de Sergipe e ao relaxamento no Banho do Prata, uma lagoa de águas cristalinas, localizada a 6km da sede municipal.

O passeio pode ser feito em sistema bate-volta partindo de Aracaju. O turista deve partir do Centro da cidade e atravessar a ponte Aracaju/ Barra dos Coqueiros, com uma vista agradável do rio Sergipe.

A partir de lá percorrerá 14km de estrada em bom estado de conservação até chegar ao entroncamento do Porto de Sergipe. Caso queira dar sabor à viagem, pare em uma das barraquinhas à beira da estrada e compre as frutas locais, a exemplo da mangaba, da seriguela ou da manga.

São percorridos mais 10km pela estrada SE 100 entre dunas, restingas de manguezais e Mata Atlântica, até dezenas de grandes torres de energia eólica. Ao chegar lá e passar pela rotatória na entrada da cidade, é seguir para Japaratuba. Não deixe de ficar atento para a placa à beira da estrada indicndo a entrada da primeira parada à esquerda: o Banho da Prata.

Banho do Prata

O pequeno balneário não possui estrutura suficiente para provocar uma agradável surpresa aos turistas mais exigentes, porém, sombra e água fresca resumem bem o Prata.

Dê uma parada e aprecie o nascedouro de águas cristalinas e quentes onde nos finais de semana japaratubenses e visitantes fazem da localidade um local de diversão e relaxamento. Quando há pouco movimento de banhistas no lago, as águas da nascente refletem a luz do sol mostrando sua transparência e peixes logo aparecem ao fundo d'água.

A localidade é desenhada por árvores, onde se pode acampar e passar um dia de lazer. Porém, não é bom esquecer, o balneário fica em fazenda particular, mas não se faz necessário solicitar autorização para entrar.

Cinco bares precariamente instalados no local servem bons petiscos. Saboreie um peixe frito e deixe a hora passar, até achar por bem seguir para Japaratuba.

Na sede municipal a história das manifestações culturais e folclóricas estará presente nas ruas neste final de semana (08 e 09/01) por conta das festividades de Reis ou festa das cabacinhas. A coroação do rei e da rainha do Cacumbi, ponto apoteótico da festa de Reis, é uma das atrações e acontece no domingo (10).

Cabacinhas e Bispo do Rosário.

A guerra das cabacinhas – uma bolinha feita artesanalmente de uma fina camada de parafina com água - integra a programação, causando muita adrenalina em quem participa da denominada guerra das cabacinhas.

O filho ilustre Arthur Bispo do Rosário concede o nome ao festival. Ele foi considerado louco por uns e gênio por outro e nasceu no ano de 1909. Deixou Sergipe na década de 20 para alçar voos no rio de janeiro, onde ingressou na Marinha.

No tempo em que o artista internado na clínica psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, considerado esquizofrênico e louco, desenvolveu o seu talento fundamentando suas criações pela lógica da loucura.

Rosário produziu uma série de obras estudadas por todo o mundo, por realçar o debate sobre o preconceito, a sanidade e a arte.

Seus restos mortais encontram-se enterrados em uma praça de Japaratuba, logo na entrada da cidade, onde foi construída uma estátua em sua homenagem, porém, nada tem da obra do artista na cidade.

Vale a pena também fazer um passeio pela praça da Matriz e conhecer a igreja e alguns casarões da época dos engenhos do Vale do Cotinguiba no seu entorno. Aproveite o passeio de apenas um dia e bom retorno ao litoral de Pirambu, um outro post que o Tô no Mundo trará mais adiante.

Dicas de Viagem

Não há como se fazer uma consulta diária a balneabilidade do Banho do Prata, porém, procure informações em uma agência de viagem ou na Prefeitura Municipal de Japaratuba. Há indícios que constantemente moradores banham cavalos na localidade, mesmo assim, não deixe de conhecer o Banho do Prata.

No Banho do Prata pode-se apreciar peixe frito, carne do sol com fritas e pratos simples, porém, a cerveja e o refrigerante são sempre servidos bem gelados.

Não é necessário pedir autorização para entrar na propriedade que se localiza o Banho do Prata. A porteira é sempre aberta e percorre-se uma estrada de piçarra de pouco mais de 1km.

Gastroterapia:

A sugestão é aproveitar a região pertinho do litoral e apreciar do bom peixe frito com acompanhamentos no Banho do Prata. Caso queira a bela vista do litoral sergipano, tente aliar o roteiro com uma passadinha na praia de Pirambu. Os pratos à base de camarão e peixes de água salgada são uma boa opção. O camarão sete-barbas ao alho e óleo é uma boa opção.

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/silviooliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário