sábado, 9 de janeiro de 2016

Cultura popular e contemporaneidade - Abertura do XLI Simpósio


Publicado originalmente no site Sergipe Cultural, em 06/01/2016.

Cultura popular e contemporaneidade são debatidas na abertura do XLI Simpósio

Pesquisadores, mestres do folclore e da cultura popular, gestores da cultura, estudantes e artistas movimentaram o primeiro dia de atividades, debates e palestras do XLI Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras, nesta quarta-feira, 06 de janeiro. Promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), o evento segue até o dia 08 de janeiro, no Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Laranjeiras. Esta 41ª edição traz o tema "Cultura Popular e Contemporaneidade: Memória Gestão e Diversidade", o qual foi debatido através de diversos vieses.

“Durante a preparação deste Simpósio, em frente à gestão da cultura, pude perceber a importância que ele tem. Não como um encontro em que se trazem para Laranjeiras atrações musicais, mas, sobretudo, como uma oportunidade de unir a história e as nossas raízes com a contemporaneidade, como bem diz nossa temática, para que as novas gerações não percam sua identidade”, defendeu o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Na abertura o diretor do Campus Laranjeiras da UFS, Gilson Ranbelli, falou que é um orgulho para a Universidade fazer parte deste encontro, que ele considerou um marco histórico. “É papel da Universidade, criar mecanismos para integrar os saberes da cultura popular à pesquisa acadêmica e transmiti-lo como conhecimento para a sociedade”, ressaltou.

A palestra de abertura foi apresentada pela representante da Comissão Nacional do Folclore, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cássia Frade, que também participou da 1º edição do encontro em 1976. “Há uma ideia equivocada de contradição entre a tradição com a contemporaneidade, tratando primeira como conservadora e ultrapassada e a segunda como moderna. O que mostramos é que há uma adequação, um ajuste dos movimentos populares a este novo momento histórico que as pessoas vivem”, explicou.

Durante o dia, o público também pôde assistir a Roda dos Mestres, com a participação da Mestra Bárbara Cristina, das Taieiras de Laranjeiras e do Mestre Jailson Chacon do Maracatu Porto Rico de Pernambuco, com mediação do assessor executivo da Secult, Irineu Fontes. Além disso, também ocorreu a apresentação da Banda de Pífano Esquenta Muié e a Mostra de Cordel.

Já a Mesa Redonda do dia, trouxe o tema “Memória, Espaços e Tempos da Cultura Popular” com os conferencistas Maria Augusta Vargas (UFS), Beatriz Goes Dantas (UFS), Jackson da Silva Lima, Verônica Maria Menezes Nunes (NMS/UFS), com mediação do diretor da Secult, Lindolfo Amaral.

O Simpósio conta com o apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN/SE), Prefeitura Municipal de Laranjeiras, Aperipê e Instituto Hélvio Dória Maciel Silva. Todas as atividades são abertas ao público.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário