segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estádio Etelvino Mendonça.


Publicado originalmente no Facebook/Antônio Samarone (15/01/2015).

Estádio Etelvino Mendonça.
Por Antônio Samarone.

O campo de futebol em Itabaiana volta a se chamar Etelvino Mendonça. Um ato de justiça. Foi Etelvino que levou a primeira bola de futebol para Itabaiana; jogou as primeiras peladas, atuou nos primeiros times: Brasil e Santa Cruz. Etelvino apoiou criação do Botafogo, depois Associação Olímpica de Itabaiana, e quando Prefeito, mandou murar o campo, que a partir desse momento virou o Estádio Etelvino Mendonça.

Estádio só de nome, era um grande tabuleiro, cercado por um alambrado de vara em 2/3 da área. Todo cercado de eucaliptos, para se evitar que o vento da Serra atrapalhasse as partidas. Depois veio um modesta arquibancada, construída no local dos campinhos de pelada da molecada do Beco Novo. Era tudo muito simples, mas foi aí que nasceu a única paixão que une quase todo mundo em Itabaiana.

Foi aí onde ganhamos o nosso primeiro campeonato estadual em 1969 (eu estava lá). Depois, Itabaiana virou a capital sergipana do futebol, fomos penta, com a força da torcida e o comando de Zé Queiroz.

Depois, fizeram um novo estádio, moderno, bonito, que por uma questão de gratidão e justiça deveria continuar se chamando Etelvino Mendonça. Mas os tempos eram sombrios, e botaram outro nome, que não fazia a menor ideia nem onde ficava Itabaiana.

Hoje fizeram a reparação: o Governador rebatizou o campo de Itabaiana, e voltamos a reconstruir os fios da memória, finalmente, o Estádio agora é Etelvino Mendonça.

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário