sexta-feira, 7 de abril de 2017

As curiosidades da cidade menina, nossa Aracaju

Foto: Márcio Garcez.

Publicado originalmente no site Expressão Sergipana, em 17 de março de 2017.

As curiosidades da cidade menina, nossa Aracaju.
Por Osvaldo Ferreira Neto.

Nossa cidade Aracaju completa 162 anos de existência nessa sexta-feira, dia 17 de março. Cidade que contém muitas curiosidades que só aqui existe. Por isso, hoje o “Senta, que lá vem a história” vem comemorar o “niver” dessa pequena que tanto amamos, ainda mais os leitores da Expressão Sergipana. Então vamos lá conhecer essas curiosidades?

A primeira curiosidade é um dos pontos turísticos mais conhecidos da nossa Aracaju, a Ponte do Imperador. A Ponte do Imperador, que não é ponte! Isso mesmo, a Ponte do Imperador é um atracadouro. A razão da sua existência é a chegada do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina em 1860 à segunda capital da província de Sergipe Del Rey. Essa viagem consolidou a nova cidade do Império e com essa visita oficial os aracajuanos construíram um atracadouro em madeira de massaranduba para o embarque de D. Pedro II e sua comitiva.

Com o passar do tempo esse atracadouro passou a ter uma grande importância para o embarque de autoridades e visitantes ilustres que desembarcavam no pequeno atracadouro que estava de frente para principal praça da capital, a então Praça do Palácio (atual Praça Fausto Cardoso). No início do século XX o atracadouro de madeira rústica é trocado por uma estrutura metálica e pórtico com duas torres em estilo medieval que durariam até o fim dos anos 20, quando uma grande reforma daria os elementos artísticos e os famosos índios nas duas torres, representando os índios das primeiras tribos do estado, que temos até os dias de hoje.

A ponte também foi ponto de embarque para grandes nomes da política nacional para a viagem nos Zepelins e os hidroaviões. É esse atracadouro que também é ponto tradicional de embarque da procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes no primeiro dia do ano, e faz parte do cenário deste espetáculo de fé. Mesmo que essa ponte seja um atracadouro para ciências politécnicas, para os aracajuanos será sempre a Ponte do Imperador, pois até hoje ela liga essa cidade a suas tradições e visitantes do mundo todo.

Segunda curiosidade está a 2 Km e 200 metros da Ponte do Imperador e é a Praça do Mini-Golfe, isso mesmo, Mini Golfe. Muitos podem perguntar se existe um “link golf escocês” na capital sergipana. A resposta é a seguinte: Não existe nenhum campo de golfe em Aracaju, por sinal nome oficial do logradouro é Praça Inácio Barbosa, pois essa praça começa a existir no mapa a partir do obelisco, em homenagem ao fundador da cidade Inácio Barbosa, que é colocado de forma definitiva no centro da Praça onde se encontra até hoje.

Mas porque Praça do Mini-Golfe? Essa nomenclatura começou em 1971 na administração do prefeito Cleovansóstes Pereira de Aguiar, quando aproveitou os traços geométricos da praça e seus monumentos para criar um sistema favorável ao esporte europeu, mas esse golfe não teve muito sucesso na cidade dos cajueiros e papagaios e foi desinstalado nos anos 80. Com tudo isso, o Golfe ficou na toponímia, pois até hoje são poucos aracajuanos que conhecem o verdadeiro nome da Praça.

A terceira curiosidade que tem como ponto inicial a famosa Praça do Mini-Golfe é a movimentada, Avenida Beira-Mar, que não beira mar nenhum, diga-se de passagem. Isso mesmo, a avenida beira o estuário do Rio Sergipe. Então deveria ser Avenida Beira Rio? A história da avenida anda paralelamente com o tradicional costume de banho de mar, pois até os anos 60 a Praia Formosa (atual 13 de Julho) era o balneário da capital sergipana, quando essa via se tornar o caminho ao Atlântico, precisamente à nossa Praia de Atalaia. Essa avenida margeia importantes bairros da nossa cidade e também é uma das principais vias da nossa Aracaju.

Portanto, nossa menina tem algumas particularidades que lhe faz ímpar nesse grande Brasil, além de ser orgulho para seus filhos. Aracaju que encanta os brasileiros e o mundo em geral, parabéns menina pelos seus 162 anos.

Texto e imagem reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário