quinta-feira, 20 de abril de 2017

Zenóbio Alfano: 50 anos de música (2006)

Foto reproduzida do site: sergipenoticias.com
Postada por Isto é SERGIPE, para ilustrar perfil.

Publicado originalmente no site de Osmário Santos, em 03/10/2006.

Zenóbio Alfano: 50 anos de música.
Por Osmário Santos.

Pianista e compositor com mais de 5000 músicas nos diversos estilos, Hoje ele está reiniciando a sua vida profissional como músico, fazendo concertos e Master Classe da Música Brasileira em Universidades da Europa.

Zenóbio Carmelo Alfano, nasceu em 10 de fevereiro de 1952, em Aracaju/SE, e é filho de família ítalo-brasileira. Iniciou os seus estudos de música em março de 1956, na escolinha de música da professora Aglaé D’Ávila Fontes aos quatro anos de idade e passou por muitos outros professores não apenas da terra. Ainda na escolinha de música, ele foi aluno da professora Lucinha (que vive hoje em Buenos Aires). Aos sete anos, estudou com a pianista Maria Olívia, aos nove anos estudou com a grande pianista e saudosa professora Anete Brasil. Aos dez anos, teve aula com muitos professores simultaneamente, como por exemplo o maestro alemão Sandino (hoje regente integrante da filarmônica de Londres). Na mesma época, teve vários outros professores, como por exemplo o grande professor José Maria, que estava recém chegado de um curso que fez na França, além de um meio musical motivador, em que muitos outros professores lhe serviram de referência, como por exemplo o professor Waldi e tantos outros. Isso na antiga escolinha de música Nossa Senhora da Purificação, que pertencia ao professor Leozírio Guimarães, transformada na atual Sofise.

Os primeiros dez anos de estudo de música foram bastante intensos, com apresentações diversas nas festas escolares, nos programas de rádio, principalmente de auditório da antiga Rádio Difusora (atual Aperipê), que tinha um pia no de armário, além das festas anuais que a escola fazia no Teatro Atheneu. Nesta época, o teatro tinha dois pianos-fortes (piano de calda) e a influência das atividades musicais da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe (SCAS), na época bastante atuante, serviam como um grande incentivo e ilustração didática extra classe.

No rádio participou de vários programas, como os programas de auditório apresentado e animado por Luiz Trindade. Aos doze anos, participou do programa Estúdio B Bossa Nova na rádio Cultura, aos quatorze anos participou junto ao radialista Jairo Alves do programa de auditório os Brotos Comandam.

Aos quinze anos, Zenóbio seguiu sua carreira como auto-didata. Entrou numa banda famosa da época (o conjunto Os Águias, com a participação dos seus criadores, Toscanini, Luis Mário, Beno e Toninho, tendo como empresário Ubiratã França). Nesta época conviveu com grandes músicos, assim como o pianista Carlos Ruben, que lhe passou muitas orientações técnicas musicais, José Millet, além de conviver com grandes músicos da época como o saxofonista Patrocínio. Nesta mesma oportunidade, Zenóbio conheceu o pianista baiano Carlos Lacerda, com quem periodicamente fazia farras musicais em Salvador.

Ao entrar na universidade, para estudar Engenharia Química, Zenóbio fez muitos experimentos científicos envolvendo a música com bons resultados. Essa pesquisa o despertou para que aprendesse outros instrumentos musicais, como flauta, calrinette, violão, bandolim e outros.

Começou a compor aos 16 anos e tem hoje um acervo com mais de cinco mil músicas nos diversos estilos. Nunca teve interesse em gravar CD, já tocou nas principais capitais brasileiras, assim como em vários locais do mundo, como Portugal, algumas casas de piano em Paris, Napoli, Roma, Milão, etc. No ano 2000, Zenóbio fez um conjunto de palestras sobre a Música Brasileira, na escola superior de música italiana, a Accademia Musicalle Battista Bia, e apresentou um workshopping sobre a informática musical para professores desta escola. Também fez um curso em nível de pós-graduação em música e um curso especial de técnicas pianísticas.

A maior influência musical que o levou a estudar música foi o seu avô Rafaelle Alfano, que além de artista plástico, arquiteto e escultor, era músico e foi regente da Orquestra Lírica de Roma além da influência do seu tio-avô Franco Alfano, parceiro e amigo de Puccini e Toscanini.

O fato pitoresco de sua carreira é que ao completar 50 anos de música Zenóbio foi convidado por duas escolas italianas para receber a homenagem. Já em sua terra, nada aconteceu e já não dá mais tempo, pois Zenobio está se mudando para a Itália, onde pretende viver o resto de sua vida, vindo a Sergipe apenas para visitar familiares e amigos.

Zenóbio tem dois filhos: Rafaela e Rossini. Tem netos, Rafael e Bruno. Está casado pela segunda vez com Gilza Gois da Costa, que tem três filhos: Laino, Laiz e Lailsinho. A sua profissão de químico não passa de lembranças, está se aposentando do Cefet-SE, onde ensinou física, química e artes. Hoje ele está reiniciando a sua vida profissional como músico, fazendo concertos e Máster Classe da Música Brasileira em universidades da Europa. Seu primeiro trabalho será ainda este ano, tendo início em 22/09/2006 com três meses de atividades desde a Universidade de Siena até a Universidade de Salerno. Nesta ocasião, será iniciada uma turnê em toda a Itália. Também será firmado um contrato em que ele fará apresentações em toda a Europa Ocidental, tocando blues, samba-canção, jazz, bossa nova e instrumental brasileiro. Esse projeto está previsto com uma duração de três anos na sua primeira fase e estarão com ele músicos brasileiros e italianos, sendo os brasileiros o baterista Baú Di Camafeu na bateria e percussão, o baixista Wesley e os músicos Beppe Capozza, de Roma (guitarrista), Luca di Aquino, de Basilicata (trompetista) e Michelle Zuccarino di Bari (barítono). Todos juntos na continuação do projeto idealizado por Alfano e sua equipe de produção italiana, trata-se do projeto "Itália Sapore Brasilliano".

Texto reproduzido do site: usuarioweb.infonet.com.br/~osmario

Nenhum comentário:

Postar um comentário