terça-feira, 4 de abril de 2017

Registro de Janeiro/2016 - Riachuelo há 126 anos fazendo história


Publicado originalmente no site do Bareta, em 01 de janeiro de 2016.

Riachuelo há 126 anos fazendo história

A programação no município começou cedo, com a alvorada esportiva, em seguida, o hasteamento da bandeira, passeio ciclístico e roda de capoeira

A cidade de Riachuelo está comemorando  126 anos de Emancipação Política, ou seja, mais um ano fazendo história, com arte, cultura, patrimônio e belezas naturais. A programação no município começou cedo, com o hasteamento da bandeira, cuja execução do Hino Nacional foi feita pela Orquestra de Câmara, apresentação da Banda de Percussão Dr. Augusto do Prado Franco, passeio ciclístico e roda de capoeira. Na Praça Getúlio Vargas também foi montada uma tenda com serviços de Saúde.

A programação teve início neste domingo com um torneio que deu início ao Campeonato Municipal de Futsal. A competição contou com a participação de equipes do município. O campeão e o vice foram premiados com troféus e medalhas.

A prefeita Cândida Leite destacou a importância da data para a preservação da história do município. “Riachuelo está comemorando nesta segunda-feira, 126 anos de emancipação política e enquanto gestora, não poderia deixar de homenagear esta terra querida e motivo de orgulho com as manifestações culturais e personagens ilustres, que levaram o nome de Riachuelo além fronteiras. Portanto, todo o povo e a cidade estão de parabéns por esta data”, destacou Cândida Leite.

História de Riachuelo

De acordo com dados históricos, em 06 de maio de 1872, o município foi elevado à categoria de Freguesia e após dois anos, elevada a categoria de Vila, sendo suas terras desmembradas do município de Laranjeiras, tornando-se Cidade em 1890 e levada a categoria de Comarca em 1953. Riachuelo, em 1881 tornou-se um dos grandes centros açucareiros do Estado, tendo em seu território o Engenho Central.

Na atualidade, dentre as manifestações culturais em atividade, destacam-se a Capoeira (trazida para o município pelo senhor Dernival Barreto Andrade), com o Grupo Irmão Unidos conquistando premiações dentro e fora do Estado; os Batalhões “Coração do Amor” fundado por Dona Aurora e Senhor Alvino, cortadores de cana da Fazenda Lira, e Batalhão “Reviver”, grupo parafolclórico  de iniciativa da Secretaria de Assistência Social do Município de Riachuelo, com a finalidade de fortalecer a tradição cultural da cidade; a Quadrilha Meu Sertão reorganizada em 1996 e a Banda de Percussão Dr. Augusto do Prado Franco, fundada em 2008.

Mesmo sendo um município de pequeno porte, Riachuelo é celeiro de filhos ilustres nas diversas áreas sociais. Dentro do Estado de Sergipe, estes riachuelenses se destacaram e tiveram seus nomes eternizados: Augusto César Leite, José Rollemberg Leite, também conhecido como Zé Leite, engenheiro, professor, foi governador do Estado por duas vezes em 1947 e 1975, Gonçalo Rollemberg Leite, jurista, Procurador Geral do Estado em três períodos ( 1942/1964/1970) e professor de História. João Silva Franco “ João Sapateiro”, autodidata na poesia, trovador, lírico, crítico da realidade de seu tempo, publicou entre outras obras: “ Decreto de Lei” , e “ Saudades”, este último em homenagem a sua terra natal Riachuelo; José Santo Souza, membro da Academia Sergipana de Letras, poeta sergipano com maior número de obras, sua  poesia é  fundamentada no orfismo ( tema sacro, o bem e o mal contidos na natureza humana).

Quanto aos monumentos históricos e pontos turísticos da cidade, se destacam o Centro Jacuntá de Saara e o Santuário de São Roque, fundados na década de 1960 na Rua Santa Cruz, mirante da praça Coronel Antônio Franco, busto do Almirante Barroso, Sítio do Poeta Lima (povoado Sítio do Meio – marco zero), vilas de trabalhadores e igreja no povoado central, Igreja do Penha, comunidade quilombola do povoado Bela Vista, Rio Sergipe, Igreja Matriz, entre outros.

 Texto e imagem reproduzidos do sitedobareta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário