segunda-feira, 24 de abril de 2017

Festa do Lambe-Sujos e Caboclinhos...

 Foto: Ascom/Setur.

Foto: Divulgação.

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 13/10/2014.

Laranjeiras regada à tradição e cultura.

Festa do Lambe-Sujos e Caboclinhos...

O município de Laranjeiras exala um forte e maravilhoso cheiro de cultura, fruto de um movimento histórico de expressão popular. No mês de outubro, mais precisamente no dia 12, o cheiro do mel de cabau toma conta de toda a cidade, e todos já sabem que é chegado o dia dos Lambe-sujos e dos Caboclinhos, dois grupos folclóricos unidos num folguedo que se baseia no episódio da destruição dos quilombos.

O grupo dos Lambe-Sujos é formado por meninos e homens totalmente pintados de preto, usando uma mistura de tinta preta e melaço de cana-de-açúcar para ficar com a pele brilhosa. Eles usam short e um gorro de flanela vermelha. Nas mãos, uma foice, símbolo de luta pela liberdade. Fazem parte do grupo o “Rei”, a “Rainha” e a “Mãe Suzana”, representando uma escrava negra.

Após uma alvorada festiva, os Lambe-Sujos saem às ruas, acompanhados por pandeiros, cuícas, reco-recos e tamborins, roubando diversos objetos de pessoas da comunidade que são guardados no “mocambo”, armado em praça pública. A devolução dos objetos é feita mediante contribuição em dinheiro pelo proprietário do objeto roubado.

Junto com os Lambe-Sujos se apresentam os Caboclinhos, que pintam o corpo de roxo-terra e usam indumentária indígena: enfeites de penas, cocar e flecha nas mãos.

A brincadeira consiste na captura a rainha dos Caboclinhos pelos Lambe-Sujos, que fica aprisionada. À tarde, há a tradicional “batalha” pela libertação da rainha, da qual os Caboclinhos saem vitoriosos.

O grupo musical que acompanha o folguedo é composto por ganzás, pandeiros, cuícas, tambores e reco-recos.

Hoje, a "Festa de Lambe-Sujo", como é conhecida, tornou-se uma das mais importantes da cidade de Laranjeiras, acontecendo sempre no segundo domingo de outubro, quando a beleza das indumentárias e a folia dos maracatus são atrativos unânimes,  além da divertida brincadeira de melar as pessoas com o cabau e das incansáveis corridas dos chicotes dos taqueiros...

Trechos de reportagem e fotos, reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário