quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Contos Africanos são apresentados na Biblioteca Epifânio Dória

 Tathy Menezes.


 Pintura facial

Interação com os estudantes.

Publicado originalmente no site da SECULT, em 22 de novembro de 2017

Contos Africanos são apresentados na Biblioteca Epifânio Dória

A atriz Thaty Meneses participou da Contação de Histórias da Biblioteca Infantil

A semana do Dia Nacional da Consciência Negra na Secretaria de Estado de Cultura (Secult) continua a todo vapor com diversas atividades voltadas ao momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura do povo africano na formação da cultura nacional. A Biblioteca Infantil realizou na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, a contação da história “Contos Africanos” da atriz e ativista da Unegro Sergipe, Thaty Meneses.

Alunos das Escolas Estadual João Paulo II e Municipal de Educacional Inf. Prof. Rachel Cortes Rollemberg visitaram as unidades e participaram da dinâmica com a contadora. O conto trazia a história de uma princesa negra que precisou se casar com um príncipe escolhido pelo seu pai que na ocasião era o rei da Angola. A contadora convidou alguns alunos para dramatizar as cenas do conto, divertindo todos os presentes.

“O principal objetivo desta minha atividade é trazer referências negras positivas para as crianças já que a maioria delas se baseiam no que veem na televisão. Acham que negro só pode ser um bandido ou escravo. É importante que elas saibam que todas podem ser protagonistas das suas histórias e que são lindas independentes da cor de pele ou forma de cabelo”, afirmou Thaty Meneses.

Josabete Boaventura é diretora da EMEF Rachel Cortes Rollemberg e participou de forma integral da dinâmica junto aos alunos. “Fiz questão que os nossos alunos participassem dessa contação de histórias em especial. É importante que todos entendam suas próprias raízes. Tenho certeza que eles irão sair daqui com muito mais conhecimento no que se refere a cultura africana”, salientou.

Por fim, todas as crianças pintaram seus rostos e algumas utilizaram e aprenderam a fazer amarrações com turbantes. Uma destas alunas foi Camille Evelyn, que ressaltou a importância de reverenciar a cultura africana. “Gostei muito de participar da história. Thaty quis mostrar que uma negra também pode ser uma princesa e que devemos respeitar nossos amigos do jeito que eles são”, disse.

Escolas ou grupos interessados em participar podem agendar visita pelo telefone (79) 3179-1965. A Biblioteca Infantil está localizada junto à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Dr. Leonardo Leite, s/n, no Bairro 13 de Julho, Aracaju.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário