terça-feira, 28 de novembro de 2017

Praça dos Expedicionários. Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju



 A praça é cheia de recordações para José Barbosa 

 Maria do Socorro mora e mantém uma lanchonete 
em frente à Praça dos Expedicionários há 20 anos

Cassimiro Rodrigues trabalha em frente à praça 
e comemora a transformação do local
Fotos: Marco Vieira.

Publicado originalmente no site da PMA, em 27/11/2017

Reforma da Praça dos Expedicionários muda realidade de moradores e comerciantes

A história de uma cidade pode ser contada de várias formas, uma delas é através de seus monumentos e espaços públicos. A Prefeitura de Aracaju acabou de recuperar mais um desses espaços da cidade. Trata-se da Praça dos Expedicionários, no bairro Getúlio Vargas, que foi requalificada e entregue à população na última sexta-feira, 24, numa parceria entre a PMA e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), num investimento de pouco mais de R$ 1 milhão.

A área de seis mil metros quadrados recebeu a construção de 28 bancos, recuperação dos monumentos históricos, implantação de nova iluminação e paisagismo e preservou 16 árvores que foram plantadas no século passado. Também foi feita a manutenção do seu entorno, melhorando o aspecto das calçadas e ruas e criando uma lombofaixa, para a travessia segura de pedestres.

José Barbosa, 71, trabalhou durante 30 anos na antiga estação ferroviária que fica em frente à praça e guarda grandes lembranças. Morador do Bairro América, ele tem o hábito de sentar no local para rever os amigos que fez durante a vida. "Nessa praça eu me sinto em casa. Ela estava precisando muito de uma reforma e agora está muito melhor que era antes", afirma.

A comerciante Maria do Socorro mora e mantém uma lanchonete em frente à Praça dos Expedicionários há 20 anos. Durante esse tempo, ela viu todas as transformações por que o local passou. "A diferença está muito grande. Essa praça vivia jogada, servia como lixeira e a população mesmo não usufruía. Agora está lindo, quero muito que se conserve e que dure. Acredito que até o meu comércio será valorizado", observa.

O local é cercado por vários tipos de estabelecimentos comerciais e um deles é a oficina de bicicletas de seu Cassimiro Rodrigues, que também é morador do local há 26 anos. Trabalhando bem em frente à praça, ele garante que a paisagem no local mudou totalmente. "Ficou muito bonito, muito legal. Está chamando atenção. Ontem mesmo veio muita gente pra ver", disse.

Praça dos Expedicionários

A Praça dos Expedicionários é um importante logradouro da capital, que homenageia os soldados sergipanos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutaram na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A praça possui monumentos dos combatentes e relata a história do município e de um dos mais marcantes acontecimentos de nosso passado recente.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário