quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Desembargador Vladimir Carvalho lança livro dia 24

 O livro será lançado pelo desembargador federal 
sergipano Vladimir Souza Carvalho.

O livro tem como título ‘Fogo de Monturo e Outras Fumaças’

Publicado originalmente no site Infonet, em 21/11/2017.

Desembargador Vladimir Carvalho lança livro dia 24

O livro tem como título ‘Fogo de Monturo e Outras Fumaças’

O desembargador federal sergipano Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), lança, nesta sexta-feira, 24, o livro ‘Fogo de Monturo e Outras Fumaças’, pela editora Juruá. O lançamento ocorre às 17h, na sede da Academia Sergipana de Letras.

‘Fogo de Monturo e Outras Fumaças’ reúne mais de 30 contos que versam, em sua maioria, sobre o sexo, com uma linguagem poética que corteja o surrealismo e o absurdo – o que justifica o título do livro, na consagração do fogo que vem de baixo.  Contém, ainda, algumas histórias de amor com pitadas de regionalismo, que têm marcado a trajetória literária do desembargador.

Em março deste ano, Vladimir Carvalho foi incluído no Mapa Literário do Brasil, organizado e publicado pela redação da revista Super Interessante, que relaciona os 26 autores mais importantes de cada estado brasileiro, figurando ao lado de nomes como Mário de Andrade, Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Jorge Amado, Milton Hatoum, Manoel de Barros, Cruz e Sousa, Érico Veríssimo, Rubem Braga e Clarice Linspector.

Perfil

Nascido na cidade de Itabaiana/SE, Vladimir Carvalho ocupa a Cadeira 25 da Academia Sergipana de Letras e já conta com mais de 20 obras publicadas. Ele é o contista de ‘Quando as cabras dão leite’ (1971), ‘Mulungu Desfolhado’ (1995), ‘Água de Cabaça’ (2003) e ‘Feijão de Cego’ (2009), entre outros; o historiador de ‘Santas Almas de Itabaiana Grande’ (1973), ‘A República Velha em Itabaiana’ (2000) e ‘Vila de Santo Antônio de Itabaiana’ (2009); o folclorista de ‘O Caxangá na História de Itabaiana’ (1976), ‘Apelidos em Itabaiana’ (1995) e ‘Adivinhas Sergipanas’ (1999); o poeta de ‘Sinal Verde, Trânsito Vermelho’ (1972); e o polemizador de ‘Dom Casmurro: a história que Machado de Assis não contou’ (2014). No prelo, tem ‘Crônicas da Infância Vivida’, ‘Crônicas da Vida e da Morte Corriqueiras’ e ‘Crônicas da Faculdade ao Tribunal’, além do livro de história municipal ‘Euclides Paes Mendonça na História de Itabaiana’.

O desembargador também é autor de uma das mais importantes obras jurídicas do país, ‘Competência da Justiça Federal’ (1990), que, até hoje, é manuseada por gerações de estudantes e profissionais do Direito. Sobre essa área, ele ainda escreveu ‘Da Justiça Federal e suas Competências’ (1980), ‘Manual de Judicatura Aplicada’ (1993), ‘Manual de Competência da Justiça Federal’ (2010) e ‘Ilegalidade e Inconstitucionalidade do Exame de Ordem’ (2011). Carvalho foi, ainda, um dos fundadores e principais redatores do jornal ‘O Serrano’, de Itabaiana, e colaborador de diversos jornais de Aracaju, como Diário de Aracaju, Jornal da Cidade, Gazeta de Sergipe e Jornal da Manhã e do Diário de Pernambuco, no Recife. Atualmente, a cada 15 dias, colabora com uma coluna nos jornais Correio de Sergipe, em Aracaju, e Folha de Pernambuco, em Recife.

SERVIÇO
Lançamento do livro Fogo de Monturo e Outras Fumaças, de Vladimir Carvalho
Data: 24 de novembro (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Sede da Academia Sergipana de Letras - Rua Pacatuba, 288, Centro

Fonte e foto: ascom Justiça Federal em Sergipe

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário