quarta-feira, 18 de julho de 2018

Jovem sergipano tem obra de ficção publicada pela Edise

Breno com leitora/Foto: Divulgação

Publicado originalmente no site do Jornal da Cidade, em 17/07/2018

Jovem sergipano tem obra de ficção publicada pela Edise

“Ravnir - O Enigma da Guerra” é sucesso na plataforma da Amazon pelo sistema de publicação independente.

Com lançamento previsto para o mês de agosto, o livro ‘Ravnir - O Enigma da Guerra’ é uma obra publicada pela Editora Oficial do Estado de Sergipe (Edise) e de autoria do jovem escritor.

Breno Ilan. No livro, ele apresenta ao leitor o mundo fictício de Nebrária, onde existiam cinco grandes continentes. Ravnir, situado no extremo leste do continente Norte, considerado um dos grandes impérios desse continente, tinha muitas conquistas, relíquias e territórios, além de grandes áreas de exploração. Ravnir e outros quatro impérios viveram em guerra a maior parte do tempo. Após a segunda grande guerra, um Tratado de Paz foi assinado, porém, nenhum dos impérios confiava plenamente no outro. O tratado evitava que a guerra acontecesse, mas muitas outras coisas acabavam acontecendo.

A obra que tem uma história envolvente está disponível para compra na plataforma da Amazon pelo sistema de publicação independente via e-book. De acordo com Breno Ilan, o E-book é uma forma de todos terem acesso ao livro antes do lançamento impresso. “Busquei facilitar o acesso em outra plataforma para que as pessoas pudessem ler antes do lançamento. Foi a maneira que encontrei para diminuir a ansiedade de todos que querem saber o que apresento no livro, uma espécie de spoiler”, contou. Criativo e entusiasmado, Breno Ilan não se conteve apenas em escrever a obra, criou capa de seu livro e diagramou o texto.

Breno Ilan começou a escrever nas horas livres como hobby, e assim despertou um talento até então desconhecido por ele, criar histórias fictícias. Nos confidenciou que ninguém ao seu redor dava crédito ao que ele escrevia, mas ainda assim, não desistiu. “Disponibilizei a obra na plataforma da Amazon, no sistema de publicação independente e para minha surpresa ultrapassei em números de acesso o livro Harry Potter, cheguei ao Top 1. Então, fiquei confiante e decidi preencher quatro formulários para as editoras Novo Século, Rocco, Vênus e Leya e assim, submeter meu trabalho para análise. Fiquei sem acreditar quando recebi sinal positivo das quatro editoras, todas interessadas em publicar minha história”, relatou.

Como a distância das grandes editoras é grande, Breno Ilan deu preferência à Edise. “Com a Edise o contato é pessoal, com as outras editoras seria impessoal, apenas por telefone e e-mail e aqui eu também tive a liberdade de editar meu livro, além disso, preferi dar crédito a uma editora da minha terra”, afirmou.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Ricardo Roriz, essa publicação é motivo de orgulho para a Edise. “Breno, além de inteligente, é um grande profissional. Apesar de ter recebido proposta de outras editoras, nos escolheu para publicar sua primeira obra”, pontuou.

Mais jovens

Tem mais juventude em obras sergipanas lançadas. No último dia 13, os jovens poetas Érika Santos, Everton Silva, Pedro Mega e Thayse Souza lançaram o livro “Seja o melhor de você”. O local escolhido para o lançamento foi a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, um espaço cultural e educacional público de incentivo à leitura localizado no bairro Siqueira Campos, e é administrado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).

Segundo Pedro Mega, o livro é uma obra coletânea de poesias que apresenta um conteúdo diversificado podendo ser lido por todas as idades. “São 28 poesias, divididas em 46 páginas. O leitor vai encontrar diversos temas, como: política, amizade, amor, entre outros que fazem parte de nosso cotidiano e que também estão inseridos na vida da população em geral”, explicou.

A estudante e cordelista Erika Santos, também autora do “Seja o melhor de você”, comentou como surgiu a ideia de fazer esta obra coletiva. “Ainda na época todos eram integrantes da Academia de Letras Estudantil de Sergipe e em uma de nossas reuniões decidimos criar uma equipe de poetas. A partir daí, percebemos que tínhamos um material importante e que poderia virar um livro. Hoje estamos realizando esse sonho”, vibrou.

O poeta popular Anastácio Pedro, avô de um dos jovens escritores, foi prestigiar o lançamento do livro e ressaltou o papel da família na construção e realização dos sonhos. “Estou muito feliz por ter colaborado com esta obra escrevendo o prefácio a convite de meu neto Pedro Mega. Exalto a coragem e a paixão desses quatro meninos pela literatura. É surpreendente e bonito de se ver, pois na era das mídias sociais e com o avanço tecnológico a todo instante, a família, escola e amigos são peças fundamentais na formação de cada um deles”.

A professora Maruse Reis também prestigiou o evento e ficou encantada com o interesse dos jovens pelas palavras. “Estou muito satisfeita com a qualidade da obra e só posso aconselhar e incentivar essa juventude que é apaixonada pela literatura. Que esses meninos possam fomentar a nossa literatura brasileira levando, através das palavras, a vasta obra que o Brasil possui”, destacou.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário