sábado, 21 de julho de 2018

Laranjeiras homenageia o Mestre Deca no 5º Encontro de Cacumbis

Evento acontece no domingo, 22
Foto: Divulgação Secretaria Municipal da Cultura

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 20/07/2018

Laranjeiras homenageia o Mestre Deca no 5º Encontro de Cacumbis

Com a realização da Associação dos Brincantes do Cacumbi do Mestre Deca, o Governo Municipal de Laranjeiras, através da Secretaria Municipal de Cultura e com o apoio da Secretária Municipal do Turismo de Laranjeiras, promoveu nesse domingo, 22, o 5º Encontro de Cacumbis e Convidados um evento em homenagem a José Santana dos Santos, conhecido por, Mestre Deca.

O Encontro dos Cacumbis e Convidados é uma celebração e homenagem a trajetória dedicada ao mais famoso mestre do grupo de Cacumbis do país, Mestre Deca, um laranjeirense que começou a ser brincante do grupo desde criança com o amigo e mestre Zezinho e    Macário.  Durante o evento vários grupos folclóricos além de Laranjeiras, como Itaporanga, Santo Amaro, Lagarto, Rosário do Catete, São Cristóvão, Japaratuba, Moita Bonita, Aracaju e região, Itabaiana, Socorro e da Barra dos Coqueiros seguirão em cortejo pelas ruas da cidade até a Igreja São Benedito.

Cacumbis

O Cucumbi ou Cacumbi é um estilo de dança brasileiro e acredita-se que seu estilo vem de outros ritmos, como o Congada e Guerreiro.  Eles sempre se apresentam na Procissão de Bom Jesus dos Navegantes e no Dia de Reis, quando a dança é realizada em homenagem a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. Pela manhã, os integrantes do grupo assistem à missa na igreja, onde cantam e dançam em louvor aos santos padroeiros, em seguida saem em cortejo pelas ruas cantando músicas profanas e, à tarde, acompanham a procissão.

Seus personagens são o Mestre, o Contra-Mestre e os dançadores e cantadores, o grupo é composto exclusivamente por homens. Os componentes vestem calça branca, camisa amarela e chapéus enfeitados com fitas e espelhos.  Só o Mestre e o Contra-Mestre usam camisas azuis. O ritmo é forte, o som marcante e o apito coordena a mudança dos passos. Os instrumentos que acompanham o grupo são: cuíca, pandeiro, reco-reco, caixa e ganzá.

Fonte: Secretaria Municipal da Cultura de Laranjeiras

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário