quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Conhecendo a Hemeroteca da Biblioteca Epifânio Dória.

Diário de Sergipe; este foi o documento mais antigo que
encontramos datado do dia 1° de Abril de 1877.

 Correio de Aracaju 1906.


Conhecendo a Hemeroteca da Biblioteca Epifânio Dória.

Relatório da Pesquisa na Hemeroteca de Sergipe.

Por Evelyn Santana

A hemeroteca da Epifânio Dória traz um grande acervo de jornais datados do final do século XIX até o século XXI, esse acervo busca deixar viva a história sergipana e da um ótimo auxilio para pesquisadores.

Ligada à Secretaria do Estado da Cultura, a Biblioteca Epifânio Dória é possuidora da mais vasta hemeroteca de Sergipe. O uso contínuo em pesquisa resulta em grande desgaste do suporte documental.

Conscientes do problema, as equipes da Biblioteca e da Secretaria constataram que a sua recuperação torna-se inadiável. Assim o objetivo geral do projeto é empreender a digitalização do acervo de jornais, para garantir a sua preservação e viabilizar o acesso ao público. (Informativo da Biblioteca Epifânio Dória).

Processo utilizado na preservação:

Para efetuar a preservação dos jornais será utilizado o processo de digitalização, de forma a criar um novo suporte, convertendo-o em arquivo digital gravado em CD e/ou DVD. Além desse procedimento, há também a indexação dos títulos e dos seus respectivos temas.

Além de salvar o acervo da destruição, as ações do projeto visam facilitar a sua divulgação, na medida em que transformado em mídias digitais, torna-se possível ser disponibilizado mais facilmente aos cidadãos e às entidades publicas e privadas.

Texto e imagens reproduzidos do blog: evelynlimasant.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário