quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

José Fernandes - A liberdade expressa em tela.

  Obra de José Fernandes no Restaurante de Zé Américo.

 Caju com arte de José Fernandes.

Artista plástico José Fernandes.

Publicado originalmente no site Cultura Interativa, em 06/11/2014.

A liberdade expressa em tela.

Com traços definidos e o colorido da tinta óleo sobre as telas, as curvas do rosto humano se configuram na expressão do artista plástico, José Fernandes. Não só a figura humana, mas também o pássaro branco presente em grande maioria de suas obras. Esse pássaro representa a “liberdade” existente dentro de cada um e pode ser conveniente para quem quer que seja.

O caju, o sanfoneiro, o trio pé de serra, o nordestino também são elementos característicos das suas obras de arte. Quem conhece uma vez a obra de José Fernandes vai identificar facilmente os seus quadros ao vê-los. “Inconfundíveis” é assim que os seguidores nas redes sociais caracterizam as suas obras. As suas telas estão gravadas, reproduzidas em muitos lugares, seja nas paredes, como acontece no restaurante de Zé Américo no Mercado Antônio Franco, ou em calendários e nas latinhas feitas para homenageá-lo. Sua obra também faz parte do Projeto Caju na Rua na capital sergipano. O Caju pintado por ele é o do Mercado Antônio Franco.

Essa consagração como artista plástico foi alcançada após longos anos. Desde criança o artista já gostava de desenhar. Ele conta que aos sete anos já rabiscava as calçadas com pedra calcária, depois começou a pintar em tecido. O tecido, segundo ele, eram os lençóis que ele rasgava escondido e pintava com guache mesmo.

Só depois ele começou a pintar com tinta óleo, que vendia em apenas dois lugares de Aracaju. E já aos 17 anos ganhou o primeiro prêmio do Salão de Artes Atalaia. Com 20, ganhou o Prêmio Aquisição da Fundação Cultural de Brasília. Depois, o Prêmio das Universidades Brasileiras, Prêmio Bradesco. Seu talento hoje é cada vez mais reconhecido, principalmente pelos seus clientes fieis, que fazem o artista viver somente da sua arte.

Quando perguntado sobre o que o inspira, ele prontamente responde, “as pessoas me inspiram, o dia a dia me inspira. Eu não sei viver só, os companheiros de papo, a convivência com os amigos, toda a simplicidade me inspira”, esclarece.

“Eu busco a liberdade de expressão, a maneira mais simples para que as pessoas entendam e identifiquem o meu trabalho”, assim José Fernandes se apropria da arte para se expressar e demonstrar o seu olhar sobre os fatos ao seu redor.

Texto e imagens reproduzidos do site: culturainterativa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário