terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O artista sergipano Véio abre mostra individual na galeria Estação/SP



Publicado originalmente no site "Casa Abril", em 03/11/2014.

O artista sergipano Véio abre mostra individual na galeria Estação

A galeria Estação celebra 10 anos de existência com exposição e lançamento do livro Cícero Alves dos Santos: Véio.

Por Cris Bava.

Vilma Eid, proprietária da galeria Estação, escolheu o artista Cícero Alves dos Santos – o Véio nascido em Nossa Senhora da Glória, em Sergipe – para comemorar os seus 10 anos de existência. Pioneira no trabalho que procura diluir a fronteira que separa artistas de raiz popular do cenário da arte contemporânea, Vilma está também empenhada na divulgação desse trabalho preciso. A mostra do artista Véio inclui o lançamento do livro editado pela WMF Martins Fontes e é assinado pelo importante crítico de arte Rodrigo Naves.

O momento não poderia ser mais oportuno, pois Véio acaba de voltar de Paris, depois de participar da exposição comemorativa dos 30 anos da Fundação Cartier, ao lado de outros brasileiros, como Adriana Varejão, Beatriz Milhazes e mais dois artistas representados pela Galeria Estação, como Zé Bezerra e Nino.

Com cerca de 45 trabalhos, a exposição Cícero Alves do Santos: Véio reúne obras recentes, realizadas entre 2013 e 2014, em grandes e pequenas dimensões. Nas peças maiores, troncos, galhos e raízes têm uma presença decisiva e Véio intervém apenas pontualmente, esculpindo ou pintando, para tornar mais explícitas as figuras e formas que vislumbra naqueles elementos naturais, que ele chama de “madeiras abertas”.

E conforme aponta Naves, “como as cores não têm grande importância na definição formal das obras, elas ajudam sobretudo a realçar a irregularidade dos volumes que recobrem, sem ocultar sua origem orgânica e vegetal."

Autodidata, Véio recebeu o apelido aos 5 anos pois sempre se colocava entre as conversas dos mais velhos. E desde essa época começou a executar suas primeiras peças em cera de abelha. Admirador da cultura popular, Véio sempre teve relação intensa com seu meio. E foi motivado a criar ao lado de seu ateliê – localizado no interior de Sergipe – o “Museu do Sertão”. Muitos dos objetos recolhidos testemunham o embate do homem do campo com a natureza. São chapéus de couro, utensílios domésticos, máquinas rústicas, roupas e acessórios que fazem parte da vida do sertanejo.

Exposição: Cícero Alves dos Santos: Véio
Vai até o dia 20 de dezembro de 2014
Galeria Estação - Pinheiros SP.

Texto e imagens reproduzidos do site: casa.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário