sábado, 27 de dezembro de 2014

Japaratuba mantém a tradição da Busca do Mastro


Infonet - Cultura - Noticias - 26/12/2014.

Japaratuba mantém a tradição da Busca do Mastro
O cortejo se iniciou às 16h, na avenida Rio de Janeiro

No último dia 25 de dezembro comemorou-se o Natal. Mas em Japaratuba, município localizado no Leste Sergipano, a data também é marcada por outro acontecimento: a abertura do festejo alusivo aos Santos Reis e São Benedito. E para celebrar o início da comemoração, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, realizou a Busca do Mastro de São Benedito, mantendo uma tradição que foi retomada em 2013.

Fruto de uma parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, o evento contou com a presença de centenas de japaratubenses que, embalados pelo som de apitos, misturado ao zabumba, tambor, e ao estouro de bacamartes, percorreram as principais ruas da cidade, conduzindo o mastro, acompanhados por grupos culturais. O cortejo se iniciou às 16h, na Avenida Rio de Janeiro, mais conhecida como Rodagem, e se encerrou em frente à Igreja Matriz.

De acordo com o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, que acompanhou a manifestação cultural, a tradição do Mastro de São Benedito foi criada há 100 anos, mas durante muito tempo permaneceu adormecida. “A festa foi idealizada quando o padre Caio Tavares era o pároco do município e como sempre, contava com a participação popular. Só que acabou sendo esquecida e nenhum outro vigário que passou pela cidade teve a ideia de retomá-la”, explicou o gestor continuando.

“Até que o padre Luiz chegou à Japaratuba e tomando ciência da importância que o hasteamento do mastro tinha para a nossa cidade, sugeriu que a busca do mesmo fosse retomada para que a população voltasse a participar do ato. A ideia foi repassada para a comissão da festa que apoiou e me transmitiu. Juntos, resolvemos que a busca do mastro voltaria a fazer parte da abertura da Festa de Santos Reis e São Benedito, e hoje estamos aqui participando da segunda edição, após 80 anos”, detalhou Hélio Sobral.

Entusiasmo

Grande responsável pela retomada do cortejo, o pároco, Manoel Luiz, ficou entusiasmado com a participação popular na segunda edição da Busca do Mastro de São Benedito. Ao final, ele agradeceu pela presença de todos no evento e ressaltou a importância da tradição para o município.

“Sempre tive conhecimento dessa busca do mastro e não entendia porque os moradores haviam permitido que um acontecimento tão importante fosse deixado de lado. Fico feliz pela administração ter abraçado essa causa e decidido realizar o evento. Fico mais feliz pela participação dos japaratubenses que possibilitou àqueles que preferiram ficar nas portas e janelas de suas casas, presenciarem algo tão expressivo”, salientou o padre, conduzindo o hasteamento da bandeira e encerrando o evento.

Fonte: Ascom Japaratuba.
Foto: Divulgação.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário