terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Programação Natal da Gente inicia com cortejo cultural

Foto: Nucom Instituto Banese

Infonet - Cultura - Noticias - 06/12/2014.

Programação Natal da Gente inicia com cortejo cultural
O cortejo foi realizado pelas ruas do centro de Aracaju

Já é natal no Museu da Gente Sergipana, mas ‘Jingle Bells’ certamente não é a música mais cantada por lá. O que dá o ritmo ao natal especial preparado pelo Instituto Banese com o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, são cantigas como ”Tirei a flor do lírio”, que ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona revelam bem como se comemora o natal na cultura popular. E é isso que o Museu da Gente proporciona ao dar espaço às manifestações tradicionais de Sergipe no Natal da Gente Sergipana, aberto oficialmente na tarde desta sexta-feira, 05, com um cortejo cultural pelas ruas do centro de Aracaju.

A versão natalina dos cortejos culturais em que o Museu da Gente leva para as ruas do Centro de Aracaju manifestações tradicionais da cultura sergipana trouxe em 2014 os grupos culturais Reisado de Sabal, do município Pirambu; Pastoril de Forges, de Japaratuba; e Guerreiro Vitória da Mocidade, de Aracaju. O diretor de programas e projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, define o momento como mágico e diz o quanto os grupos culturais abrilhantaram o cortejo. “É mágico ver as pessoas nas ruas se identificando com essa cultura que aparentemente está perdida da realidade. E diante do contexto do nascimento de Jesus esse cortejo se torna ainda mais mágico. Sem dúvida devemos isso aos grupos que deram vida a esse momento mostrando cada um do seu jeito essa forma incrível de comemorar o natal, um Natal que de fato é da Gente Sergipana”.

Os integrantes dos grupos culturais também comemoram a participação no cortejo. A coordenadora do Pastoril, Claudia Maria Ramos, reconhece a importância de se levar a cultura popular para as ruas e envolver as pessoas na tradição. “Pra gente é sempre muito importante mostrar o Pastoril e a importância que ele tem. E quando a gente se apresenta pra pessoas que nunca viram o Pastoril a alegria é dobrada. Agradecemos ao Instituto Banese por essa oportunidade de abrir o Natal da Gente Sergipana. É desse jeito que louvamos o nascimento do menino Jesus e queremos que todo mundo conheça isso”, afirma.

Seu Sabal, do Reisado, destaca a valorização que ações como o cortejo proporcionam aos grupos. “Esse cortejo é muito importante porque o natal é o tempo que o menino Deus nasceu e esse é um jeito bonito e alegre de comemorar o nascimento dele. Então, uma brincadeira original como o Reisado não pode se acabar. E não vai se acabar porque o povo gosta muito”. A tradição é tão forte que quem por um momento saiu de cena conseguiu voltar. É o caso do Guerreiro Vitória da Mocidade, que comemora no cortejo a retomada do grupo. “Tá sendo uma alegria imensa participar desse cortejo porque marca o retorno do nosso grupo de uma forma muito especial. Agradecemos pelo convite e pela oportunidade porque só assim conseguimos voltar a mostrar a nossa cultura depois de 20 anos parados”, comemora Luciano José da Silva, coordenador do grupo.

Quem acompanha o cortejo também comemora a iniciativa do Museu da Gente Sergipana. O professor de história Daniel Lemos aplaude essa exaltação à cultura popular. “O mais importante nesse cortejo é a valorização dessa cultura popular e a visibilidade que é dada aos grupos. Isso faz com que essas manifestações não se percam, afinal, um cortejo como esse estimula as pessoas a quererem conhecer mais essas manifestações”. E é justamente isso que Daniela Senger faz nesses oito meses morando em Sergipe. Natural do Rio Grande do Sul, ela declara que cada dia se encanta mais com a cultura sergipana, especialmente por iniciativas de valorização e disseminação dessa riqueza cultural. “É muito sensível da parte do museu trazer essas manifestações para as ruas e permitir que elas sejam experimentadas pela população. Pesquiso sobre religiosidade popular e estou muito feliz em acompanhar esse momento e ver a festa natalina sendo comemorada de um jeito tão especial”.

O Natal da Gente Sergipana continua na semana seguinte, durante os dias 10, 11 e 12. Todos os dias, às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo ‘Tá Caindo Fulô: Auto do Deus Menino’, apresentado pelo grupo Imbuaça. Também nesses três dias será realizada a ‘Feirinha da Gente’, das 16 às 20h, onde os visitantes poderão comprar presentes para familiares e amigos, o que também faz parte das tradições do período natalino.

A música também estará presente através de diversos estilos. No dia 10, às 16h, o público poderá prestigiar a música tocada pelas tradicionais Liras, através do show de lançamento do CD ‘Liras Sergipanas’, que contará com a participação das filarmônicas que compõem o disco. Já no dia 11, às 16h, será a vez da música de concerto tocada pelo Grupo Renantique. No mesmo dia, às 20h, haverá apresentação do Coral Vozes do Banese e às 20h30 o Concerto Natalino com a Orquestra Jovem de Sergipe.

No dia 12, às 18h, o teatro de bonecos será atração no Museu da Gente com a abertura da exposição ‘Mamulengo de Cheiroso: A Magia no Teatro de Bonecos’. Às 20h, a Orquestra Sinfônica de Sergipe trará um Concerto Natalino com a participação especial da mestre de cultura popular Nadir da Mussuca e da banda The Baggios. Antes do concerto, às 16h, haverá oficina de Reisado, com Maurelina Santos e o Reisado da Mussuca, no átrio do Museu da Gente.

Fonte: Ascom Instituto Banese.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário