sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Detentas apresentam espetáculo com poesias de Déda

 Quarenta presidiárias participaram da apresentação.

Uedja, com a roupa da apresentação, e sua família.
Fotos: Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 15/12/2014.

Detentas apresentam espetáculo com poesias de Déda
Quarenta presidiárias participaram da apresentação

Na tarde desta segunda-feira, 15, detentas do estado de Sergipe promoveram espetáculo cultural em Aracaju. A peça teatral de tema “A ironia de Deus” foi apresentada por internas do Presídio Feminino, localizado em Nossa Senhora do Socorro. O espetáculo faz parte do projeto Penarte, que tem o propósito da ressocialização das detentas. As protagonistas declamaram poemas de autoria do ex-governador Marcelo Déda.

Quarenta presidiárias do Prefem participaram da apresentação. O evento, que aconteceu no Teatro Tobias Barreto, contou com a presença de familiares e amigos das presidiárias.

Entre os presentes, familiares de Uedja Gonçalves Santos. A detenta está no presídio há três anos e conta que fica muito feliz em poder participar desse tipo de evento. “É muito bom pra nós, para o nosso desenvolvimento como ser humano. E é bom pra nós, mas também para a sociedade. Não é porque a gente errou uma vez que a gente não possa mudar”, conta a presidiária.

Três irmãos, uma sobrinha, uma neta e sua mãe também estavam na plateia para assistir ao espetáculo. “É realmente muito bom. Desde que fui presa, ainda não tinha visto minha mãe. É uma surpresa muito boa. Ter esse abraço, esse reencontro com ela”, disse. A mãe também não escondeu a alegria de reencontrar a filha após três anos. “A gente sente muita saudade”, contou.

“A ironia de Deus” já é o terceiro espetáculo promovido pelo Penarte. Desta vez, o espetáculo está voltado aos poemas de Marcelo Déda, do livro Improvável Poética. De acordo com o coordenador Ivo Adnil, o objetivo do projeto é fazer arte para o presídio. “A ideia é fazer arte para ressocializar, arte para o presídio e para as detentas”, explicou. Segundo Ivo, todos os poemas do livro de Déda estão presentes no espetáculo.

Por Helena Sader e Verlane Estácio.

Texto e imagens reproduzidas do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário