quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Eleitorado de Itabaiana vira tema de livro lançado em SE

Foto: Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 09/12/2014.

Eleitorado de Itabaiana vira tema de livro lançado em SE
Livro aborda aspectos relacionados ao século XIX

O aspecto histórico do eleitorado itabaianense do século XIX é o tema de nova obra da literatura sergipana. O livro “Eleitores e Votantes da Freguesia de Santo Antônio e Almas de Itabaiana”, de José Rivadálvio, foi lançado nesta terça-feira, 9, na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese).

Segundo José Rivadálvio, a chamada “freguesia” de Itabaiana consiste na extensão territorial onde se encontravam os eleitores de determinada região. No caso de Itabaiana, a freguesia se dava do município de Santa Rosa de Lima até Carira.

Para o autor do livro, a escrita tem um gostinho especial. “Eu sou de Itabaiana. Minha família toda é de lá. E historicamente, o livro é muito importante”, contou Rivadálvio.

Dentre as informações sócio-históricas que a obra traz, Rivadálvio destaca o fato de o poder aquisitivo influenciar diretamente nas pessoas votantes e elegíveis no período. “Tinha que ter renda para votar. Se não tivesse, não era eleitor. Dentre os requisitos, a pessoa tinha que ter no mínimo 200 mil réis (moeda da época) para poder votar, 400 mil para ser deputado e 800 mil para senador. Lembrando que era uma época em que vivíamos na escravidão”, explicou o autor.

Para Rivadálvio, o livro é um estudo importante no sentido da riqueza histórica que traz. “Dá para fazer um histórico sobre as famílias de Itabaiana, refletindo sobre a importância do poder aquisitivo”, conta.

Por Helena Sader e Verlane Estácio.

Texto e imagem reproduzidos do site:infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário