quinta-feira, 1 de junho de 2017

Exposição junina decora o Centro Cultural de Aracaju

Imagem: Divulgação.

Publicado originalmente no Portal Infonet, em 01/06/2017.

Exposição junina decora o Centro Cultural de Aracaju.

Mostra começa nesta quinta-feira, 1º.

Com a chegada do mês mais aguardado para os nordestinos, a cidade começa a viver o clima junino. O mês de junho traz consigo a tradição dos festejos juninos. Para marcar a chegada do São João, mais que uma festa popular, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) prepara uma exposição interessante, onde mostra um pouco da história do São João e a tradição do povo sergipano.

Intitulada “Cheiro, Cor e Baião. Viva São João”, a mostra será exposta a partir das 15h desta quinta-feira, 1º de junho, e segue até o dia 30 deste mês. Segundo o diretor de Arte e Cultura da fundação, Nino Karvan, a exposição é mais do que uma forma de homenagem. “O objetivo dessa mostra é homenagear o ciclo junino, que é tão forte em nossa cultura local. A exposição mostra todo a força que essa festa representa”, disse.

A exposição vai destacar os quatro pilares dos festejos juninos: as brincadeiras, as comidas típicas, a música e também os santos juninos, que ficarão em espaços ornamentados com barraquinhas e enfeites juninos. De acordo com a historiadora do Centro Cultural, Heyse Souza, a ideia é fazer com que as pessoas entrem no clima do São João. “Aqui no Nordeste São João é desde o início do mês de junho até o último dia. Então, queremos fazer com que as pessoas entrem no clima”, destacou.

Casamento matuto

Já presenciou um casamento matuto? Na barraquinha dos santos existe um espaço totalmente dedicado para isso. O casal que ficar interessado pode ir no local e realizar o casório, e vai sair com a certidão do casamento “matuto”. A exposição ficará instalada no Centro Cultural de Aracaju, unidade da Funcaju, que fica localizado em frente à Praça General Valadão, no Centro de Aracaju.

Fonte: PMA.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário