segunda-feira, 26 de junho de 2017

Judite Melo - Orgulho da Cidade Nova!


Judite Melo - Orgulho da Cidade Nova!
Por: Clériston Barbosa.

A Cidade Nova é um bairro tradicionalmente rico na cultura e notadamente no campo das artes. Nosso maior destaque é a escultora ceramista Judite Melo, cujas esculturas e imagens em barro só faltam falar, pois são conhecidas internacionalmente. A escultora iniciou seus trabalhos no ano de 1963, estava grávida de seu primeiro filho quando encontrou uma imagem do menino Jesus quebrada e resolveu tentar consertar para fazer um presépio de natal, que era um sonho antigo, mais não tinha condições financeiras para  realizá-lo. O conserto da imagem do menino Jesus, deu tão certo que logo após, ela começou a esculpir animais, transformando-se em santeira.

Antes de ser escultora, pintava, bordava e fazia crivos e fez bonitos quadros. Nasceu em Estância e nunca quis morar em outra cidade. A artista é autodidata, aprendeu sua arte praticando no dia a dia. Atualmente encontra-se aposentada como artesã pelo INSS e repassa seus conhecimentos para seus filhos e netos, que já vivem da comercialização de suas peças. Judite Melo já expôs suas obras em diversos estados brasileiros, dentre eles Rio de Janeiro, Distrito Federal e Bahia, além de Aracaju. Atualmente Judite Melo reclama das dificuldades para exercer sua profissão, por conta de sua idade avançada. Com problemas na visão, já perdeu a visão de um olho e teve derrame no outro; além do forno onde queima suas peças, ser ainda a lenha e por isso exigir muito esforço físico. Judite Melo é percussora da arte sacra em Estância e seu trabalho contribui para o crescimento do artesanato em nosso estado.

Para onde vai, sempre leva com ela o nome de Estância e da Cidade Nova e ao longo do tempo recebeu vários elogios e homenagens; tem auditório, praça e galeria de arte com seu nome. Gosta de arte sacra, mas já fez outros trabalhos.

Texto e imagem reproduzidos do blog: cleristonbarbosa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário