terça-feira, 6 de junho de 2017

Feira Qualiarte concretiza novas oportunidades...


 Robertinho dos Oito Baixos animou a Feira Qualiarte.

Fotos: Janaína Santos/PMA.

Publicado originalmente no site da PMA, em 05/06/2017.

Feira Qualiarte concretiza novas oportunidades e transforma vida de aracajuanos

A construção de uma nova cidade começa com o investimento no cidadão. Novos caminhos são traçados todos os dias quando um aracajuano cruza as portas da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) em busca de oportunidades, seja ao matricular-se em um curso, ao buscar uma vaga de emprego ou querendo abrir seu próprio negócio. E é por entender bem todas as necessidades que esta gestão vai de encontro às estatísticas negativas que os especialistas apresentam e cria novos caminhos. Um deles foi a criação da Feira Qualiarte, um evento itinerante que possibilita aos instrutores, alunos e ex-alunos dos cursos livres da Fundat a exposição e a comercialização do que é praticado em sala de aula.

E foi no último domingo, 4, que aconteceu a primeira edição da Feira Qualiarte, na praça Monteiro Lobato, no bairro Inácio Barbosa. Mais de 30 barraquinhas contendo os produtos artesanais, alimentícios e serviços da Fundat, além de atividades recreativas desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp) e muita música boa com Robertinho dos Oito Baixos, através de uma parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), tomaram a praça e ofereceram a possibilidade de uma tarde de domingo diferente para a população.

Para o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, a primeira edição foi somente o começo da grande mudança. "É emocionante tirar essas pessoas das cadeiras das salas de aula e ver o resultado na prática. Chega de esperar. É preciso fazer acontecer. A Feira Qualiarte é uma de nossas ações que estimula a economia criativa. Não adianta discurso bonito se não conseguimos oferecer cidadania. A Fundat é uma instituição muito especial, realiza um trabalho extremamente significativo para a sociedade", afirma o presidente.

O sucesso foi tanto que a próxima edição será no mês de agosto. "A princípio tínhamos pensado em ser trimestral, mas a comunidade aceitou bem e nossos participantes mais ainda. Então, nada mais justo que dar atenção à essa demanda. Vamos definir o local e a data, mas provavelmente, será na zona Norte nessa próxima vez. Vamos circular por toda Aracaju", informa a diretora de formação profissional, Selma França.

Oportunidades

Berenice Macedo tem 63 anos e há 20 pratica as técnicas artesanais. Com a feira, ela teve a oportunidade de expor as peças que confecciona antes mesmo de estrear como instrutora em sua primeira turma de artesanato. "É muito bom porque a gente conhece outras artesãs e troca ideias com elas e aprendemos mais, além de ser uma renda extra", conta artesã, que não pretende perder nenhuma das próximas edições da feira.

Já Maria dos Santos, 44, não imaginava que ao buscar capacitação profissional para o filho na Fundat, também encontraria espaço para se qualificar. "Fiz os cursos de lanches quentes e frios e doces e salgados, eu gosto de cozinhar mas não sabia", relata a aluna, animada com as possibilidades que a Qualiarte pode trazer para sua vida profissional. "Estou achando ótimo, a partir daqui eu quero progredir mais e alcançar outras oportunidades, isso é muito importante para o meu desenvolvimento", relata Maria, que deseja trabalhar na área. "A gente tem que gostar daquilo que faz", conclui.

Foi por meio da divulgação feita na fanpage da Fundat e na televisão, que Mário da Silva, 21, ficou sabendo da feira. Curioso, ele decidiu aproveitar o domingo para conhecer o trabalho realizado pela Fundat. "É sempre bom descobrir coisas novas, deveriam existir mais ações como essa, por que a crise está grande e o emprego cada vez mais difícil", avalia Mario,

Acostumada a frequentar feiras de artesanato, a dona de casa Taimara Alves, 35, conta que é prazeroso prestigiar o trabalho manual e criativo que é desenvolvido pelos artesãos da região. Ela acredita que iniciativas como essa são importantes para que a produção do artesanato local seja valorizada e os expositores possam obter mais uma alternativa de renda. "É muita coisa linda e interessante de se ver e ter em casa, além de ser um meio de ocupar a mente", comenta.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário